Geral

Semel firma parceira com faculdade particular

Por Ascom Semel 17/04/2015 09h09
Semel firma parceira com faculdade particular
Antônio Moura cumprimenta Carlos Daniel, professor e coordenador do curso de fisioterapia. Foto: Ascom Seme

O titular da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Antônio Moura, e o diretor geral da Faculdade Ibesa, Rodrigo Xavier, assinaram no início da tarde desta quinta-feira (16) um termo de parceira de caráter social que possibilita a atuação da instituição de ensino em realizar um acompanhamento clínico, por meio de alunos e profissionais do curso de fisioterapia, da população atendida pela Vila Olímpica Lauthenay Perdigão, no Cidade Universitária.

“Essa é mais uma excelente parceria, pois a faculdade Ibesa demonstrou total interesse em atender os moradores que participam das atividades oferecidas na Vila Olímpica, o que contribui no fortalecimento das ações sociais na Vila e demonstra a nossa preocupação em firmar parceiras para beneficiar ainda mais a população”, disse o gestor da Semel, Antônio Moura.

Com a proposta formalizada, de acordo com o diretor geral da Faculdade Ibesa, Rodrigo Xavier, os alunos dos cursos de fisioterapia e de educação física terão a oportunidade de servir a comunidade com atendimento especializado, contribuindo em uma formação humanizada desses futuros profissionais. O início dos trabalhos está previsto ainda este mês com a prévia seleção dos estudantes da faculdade que vão passar a atuar na Vila.

“A inserção dos nossos estudantes com o acompanhamento de profissionais da faculdade vai contribuir, também, para diminuir a carência tanto na parte de fisioterapia e na oferta de educação física. Queremos levar recreação ajudando o máximo possível, mas a princípio vamos focalizar a atuação nos serviços de fisioterapia”, explicou Xavier.

Na ocasião, a secretária adjunta da Semel, Glória Martins, e o coordenador do curso de fisioterapia da faculdade, Carlos Daniel, ratificaram o documento. De acordo Daniel, os alunos vão aprender na prática o que veem nas salas de aula, tendo a oportunidade de sentir a real necessidade da população em uma atividade de uma importância enorme dado o contexto social do projeto.

“O contato inicial será feito por meio de uma avaliação das pessoas já atendidas pela Vila Olímpica, em que será realizada uma seleção dessas pessoas, pois a fisioterapia é abrangente e envolve a neurologia, traumato-ortopedia e a pediatria, por exemplo. Nisso, vamos montar grupos com faixas etárias diferentes para serem acompanhados pelos estudantes e por profissionais da faculdade, possibilitando uma rotatividade dos grupos, não somente na Vila, mas aliado ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família e o atendimento domiciliar”, pontuou o coordenador. Os estudantes e profissionais de educação física terão instrução do coordenador do curso, Adriano Tonial.

Com a iniciativa, o benefício mútuo facilita a formação profissional dos alunos, reforça o compromisso social da Vila e fortalece a atenção dedicada aos moradores da parte alta da capital.

Sobre a Vila Olímpica

Localizada no conjunto Village Campestre II, no bairro Cidade Universitária, a Vila Olímpica é o espaço onde a população pode usufruir, gratuitamente, de diversas atividades de esportes e recreação, desenvolvidas por meio de projetos da Secretaria Municipal de Esportes (Semel) e, também de instituições parceiras. O “Viva Vila”, projeto destaque, oferece aulas de futebol de campo, futsal, judô, dança, alongamento, ginástica funcional e, recentemente, aulas de tiro com arco.

Mais informações sobre inscrições e horários das atividades podem ser obtidas pelo telefone 3354-1265. No espaço da Vila Olímpica também funciona o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Denisson Menezes – mais informações podem ser consultadas pelo telefone 3342-3212.