Geral

Arraiás: organizadores já podem solicitar autorização à SMCCU

Por Assessoria 17/04/2015 15h03
Arraiás: organizadores já podem solicitar autorização à SMCCU

Os organizadores de arraiais para os festejos juninos, em áreas públicas ou particulares da capital, devem ficar atentos: para realizar seus eventos, é preciso solicitar autorização da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU). O período de inscrição já iniciou e se estende até o dia 15 de maio.

Para a concessão da autorização de instalação de arraial em área pública ou particular, os interessados deverão apresentar requerimento constando obrigatoriamente os seguintes dados: nome do arraial, endereço completo de instalação; dias e horários de funcionamento do arraial (incluindo o prazo de instalação e remoção da estrutura); discriminar estrutura e equipamentos a serem utilizados; capacidade de público (para arraiais fechados); metragem do espaço público a ser ocupado além de nome, endereço e telefone do responsável pelo arraial.

Os requerentes devem anexar também os seguintes documentos: croqui do arraial, cópias dos documentos pessoais do responsável pelo arraial (RG, CPF e comprovante de residência). Se o requerente for pessoa jurídica, deve apresentar o Contrato Social, CNPJ, estatuto e ata da última assembléia, e Taxa de Licença e Fiscalização para Localização, Instalação e Funcionamento (TLFLIF). É preciso também incluir a anuência por escrito dos vizinhos da área onde pretende se instalar o arraial, contrato de segurança particular e contrato de locação (para arraiás em área particular).

Etapas seguintes

Feito o requerimento, a SMCCU tem até 72 horas para emitir declaração ao interessado. A declaração serve, tão somente, para que o requerente providencie junto a outros órgãos as demais autorizações. As demais autorizações deverão, posteriormente, ser anexadas ao processo administrativo em trâmite na SMCCU.

As autorizações serão condicionadas ainda à anuência da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), bem como, a apresentação de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (CREA-AL) do responsável pelo projeto da estrutura apresentada, além do Auto de Vistoria fornecido pelo Corpo de Bombeiros (para os arraiais com montagem de estrutura de palco e arquibancada), entre outras exigências.

A SMCCU está localizada na Avenida Governador Afrânio Lages, nº 297, no bairro Farol (próximo à ponte do Vale do Reginaldo). Para dúvidas e outras informações, o órgão disponibiliza o telefone 3315-4790.