Geral

Escolas realizam projeto para resgatar raízes indígenas em Joaquim Gomes

Foram mostradas as comidas típicas e apresentações de danças indígenas.

Por Assessoria 19/04/2015 08h08

Escolas da cidade de Joaquim Gomes tentam resgatar as raízes indígenas da tribo Wassu Cocal, localizada às margens da BR-101 daquele município. Durante toda a semana, estudantes de quatro escolas participaram de um projeto que visa manter vivos os costumes, a cultura e as tradições indígenas.

Devido à proximidade do Dia do Índio, comemorado neste domingo, dia 19, as escolas municipais da cidade implantaram, na última semana, o projeto “Resgatando Raízes”, que tem por objetivo mostrar as crianças da aldeia à importância de ser índio e contar histórias de seus parentes e pessoas antigas da tribo.

Durante o projeto, foram mostradas as comidas típicas e apresentações de danças indígenas. Os estudantes trabalharam ainda na produção de pinturas, artesanato local e texto, que irão contar sobre cotidiano dos índios.

 Além disso, foi montado um mapa da tribo, que ressalta os pontos históricos e turísticos. O trabalho foi acompanhado por líderes indígenas. Entre eles, o chefe da tribo, Cacique “Jeová” e o Pajé religioso, Benício.