Geral

Fapeal assegura R$ 1,5 milhão para continuidade de projetos

Por Agência Alagoas 21/04/2015 08h08

Na última semana, o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) anunciou a liberação de recursos oriundos de convênios federais assinados em 2014.
 
De acordo com Fábio Guedes, cerca de R$ 1,5 milhão de reais vão ficar à disposição da Fundação nas próximas semanas, garantindo assim a continuidade de vários projetos conduzidos pela pasta, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
 
Dentre os projetos que vão ser incentivados com os recursos, se destaca o Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS), que em Alagoas tem mais de 30 trabalhos desenvolvidos. Uma das principais frentes do programa é o trabalho junto ao controle e prevenção de doenças.
 
“Demos um passo muito importante. Negociamos junto ao governo durante quase um mês e meio para assegurar o repasse destes recursos. Agora é sentar junto ao CNPq para assegurar os incrementos que dão continuidade aos projetos que estavam sendo desenvolvidos”, afirmou o diretor.
 
Segundo Guedes, outros projetos importantes também vão ser contemplados com a garantia dos recursos. O Programa Primeiras Pesquisas (PPP), que dá suporte a projetos desenvolvidos por estudantes das universidades, bem como aos Grupos de Pesquisa Emergentes.