Geral
Alagoas será base de acordo entre Codevasf e universidade americana
A produção de peixes e crustáceos deve ser potencializada em Alagoas. O principal centro de aquicultura da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está localizado no Estado, na cidade de Porto Real do Colégio, e será a base para o acordo de cooperação técnica e acadêmica firmado entre a companhia, a Universidade de Auburn (Estados Unidos) e o governo de Alagoas.
Como parte do compromisso entre as instituições, o governador Renan Filho recebeu, nesta quinta-feira (23), o diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, Eduardo Jorge de Oliveira Motta, e uma missão de diretores vindos da universidade americana.
Eduardo Motta explicou a importância da parceria. “Essa universidade é uma referência no mundo na área de aquicultura, recursos hídricos e pesqueiros. Já a Codevasf possui, em Alagoas, o maior centro do setor público do Brasil voltado à aquicultura – fundamental na geração de novas tecnologias e capacitação”, apontou.
Com o envolvimento do governo do Estado e também da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) deverão ser implementadas capacitações e geração de tecnologia para a recuperação ambiental do Vale do São Francisco e, consequentemente, da pesca e de espécies em processo de extinção. Para Eduardo Motta, o acordo viabiliza ainda a aquicultura como alternativa de fonte de renda para as populações que vivem na pobreza.
“O programa ter intercâmbio acadêmico para que técnicos nossos e dos Estados Unidos possam fazer mestrado, doutorado e também de curta duração, na parte prática, bem como para professores e alunos dos dois países”, revelou o diretor da Codevasf.
O acordo possui duração de cinco anos, com a possibilidade de ter esse prazo ampliado para dez anos.