Geral

Árvores comprometidas serão retiradas das avenidas de Maceió

Por Assessoria 28/04/2015 16h04
Árvores comprometidas serão retiradas das avenidas de Maceió

A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) concluiu o relaório sobre a situação de árvores nas Avenida Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro com risco de queda. Após o levantamento inicial que constatou um saldo de 203 unidades, o órgão concluiu que 122 árvores necessitam ser suprimidas e outras 14 precisam de cuidados especiais.

Foram distribuídas quatro equipes com agrônomos e estagiários que confirmaram a nova contagem. As árvores, que não precisam ser suprimidas, devem sofrer outras intervenções, como poda emergencial ou de sustentação.

“Para conseguirmos maior controle e eficaz no levantamento, os agrônomos que inicialmente estava em um ponto da Fernandes Lima, neste novo levantamento foram relocados para um trecho da Durval de Góes Monteiro. Isso foi uma forma de deixar o trabalho mais coeso”, pontuou  o agrônomo Valdir Martiniano, responsável pela atividade.

O levantamento com as causas de supressão de cada árvore está pronto e será encaminhado, por meio de ofício, à Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), que executará o serviço. Para cada unidade retirada, três novas árvores serão plantadas no canteiro central da via.

“O trabalho foi cauteloso, evitando que árvores sadias fossem suprimidas. Estamos prevenindo a quadra chuvosa e o possível tombamento de espécies vegetais numa das principais vias de Maceió”, disse o titular da Sempma David Maia.

A população pode ajudar, ligando para a Sempma (33154735 ou 3315-4736) para informar  áreas onde existem árvores com ameaça de queda.