Geral

Secretaria ameaça procedimento contra diretores de escolas fechadas

Paralisação que dura pouco mais de 15 dias é vista como uma afronta pelo prefeito, Marcelo Palmeira

Por Assessoria com Redação 06/05/2015 16h04
Secretaria ameaça procedimento contra diretores de escolas fechadas
Foto: Micaelle Morais

A Prefeitura de Maceió determinou a abertura imediata de todas as escolas municipais que estejam fechadas por conta da greve dos professores, que já dura 16 dias. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (6).


De acordo com Ana Dayse Rezende, secretária de educação do estado, existem escolas que estão fechadas sem justificativa da direção, impossibilitando educadores que não aderiram a greve tenham acesso as dependências de trabalho.


Segundo Secretaria Municipal de Educação (Semed) a greve é apenas de professores, mas nas escolas há outras atividades da área administrativa onde abertura deve ser realizada.


A portaria afirmou que de acordo com Supremo Tribunal Federal(STF-AL) a greve dos servidores deve atender ao princípio de continuidade dos serviços públicos, tornando assim a paralisação dos serviços deve ser apenas parcial. "Não pode haver greve total no serviço público", informa publicação.

De acordo com assessoria do STF-AL diretores das escolas que estão fechadas não queiram realizar a abertura imediata, devem comunicar à Semed em comunicado oficial. Para os que não abrirem e ainda assim não derem justificativa, será instaurado um procedimento administrativo.

A publicação de hoje aperta o cerco ao movimento e se junta à decisão recente do Tribunal de Justiça de Alagoas que prevê uma multa de R$ 10 mil por dia de ausência no serviço.