Geral
Taxa de desemprego de Alagoas é a terceira pior do país
Segundo dados do IBGE, desocupação chegou a 11,1%
A taxa de desemprego do estado de Alagoas voltou a subir. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados na manhã desta quinta-feira, 7, desocupação chegou a 11,1% , sendo o o terceiro pior índice do país.
De acordo com informações divulgadas pelo instituto, no primeiro trimestre de 2014 a média da taxa de desocupação estava em 9,7% no estado enquanto no quatro trimestre estava na altura de 9,4%.
Ainda que números não sejam satisfatorios, resultados acompanham propensão que se registra no país inteiro. Dados que fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) e demonstram que a taxa de desocupação no Brasil chegou a atingir 7,9%. O percentual equivale a 7,934 milhões de pessoas não ativas em todo território nacional.
O Pnad afirma que o Nordeste foi quem puxou o crescimento na taxa de desocupação, com índice em 9,6%, enquanto o sul do país apresenotou 5,1% no primeiro trimestre de 2015.
,Segundo Cimar Azevedo, coordenador de rendimento e trabalho do IBGE , resultados são sazonais. "Em comparação com janeiro, fevereiro e março de 2014, houve elevação mesmo. Mas quando você compara com outubro, novembro e dezembro, é natural estar mais elevado, isso é sazonal”, afirma.
Resultado da pesquisa também apresentou que o desemprego para quem tem ensino médio incompleto é maior, chegando a 14% no país. Para aqueles com nível superior completo, o índice atingiu 4,6% enquanto quem tem ensino superior incompleto, chegou a 9,1% .