Geral
Deputado denuncia o desaparecimento de 5 milhões em AL
Verba seria destinada a área de saúde do estado
Cinco milhões. Esse é o valor que o deputado federal Givaldo Carimbão (Pros) afirmou ter "desaparecido" de verbas destinadas à interiorização das ações de saúde, em denúncia formalizada ao Ministério Público Federal (MPF).
De acordo com denúncia, verbas oriundas de emendas federais, que deveria ser aplicadas em procedimentos oncológicos de Alagoas, tiveram que ser que redistribuídas, prejudicando o atendimento oncológico no Estado. Ainda de acordo com denúncia, um mamógrafo – equipamento especial para o diagnóstico precoce do câncer de mama – avaliado em R$ 1 milhão, estaria desaparecido há quase dois anos.
Parlamentar, que formalizou denúncias ao Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Secretaria de Saúde e outros órgãos, informou que unidades de saúde estariam optando por procedimentos pós-diagnóstico ao invés de realizar procedimentos preventivos já que estes são menos rentáveis aos hospitais.
Rosângela Wyszomirska, secretária Estadual de Saúde, afirma que MPF devem investigar os fatos já que denúncias se referem á gestão passada. Secretária disse, ainda, que técnicos da secretaria estão finalizando o Plano Estadual de Oncologia, que deve ser implementado a partir do meio do ano. O estado é o único do país que não possui o projeto, dificultando o atendimento e identificação precoce do câncer, o que prejudica tratamento de inúmeros pacientes.