Geral
Hospital é notificado por descarte irregular de chorume
Uma lâmpada fluorescente foi encontrada onde é descartado o lixo comum, no Hospital Universitário
Fiscais da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) notificaram o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), no bairro do Cidade Universitária, em Maceió, por descarte irregular de lixo. A equipe foi ao local por meio de uma denúncia anônima e constataram que o chorume que escorre dos contêineres não tem destinação correta, o que pode prejudicar o meio ambiente.
Além disso, os fiscais encontraram uma lâmpada fluorescente no mesmo local onde é descartado o lixo comum. Segundo a superintendência, esse tipo de lâmpada possui mercúrio, um material altamente cancerígeno e que exige uma destinação específica.
Por conta destes flagrantes, a unidade foi notificada pela Slum e pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempa). “O hospital tem um prazo de 72 horas para limpar o local”, diz Carlos Tavares, coordenador de Fiscalização da Slum.
A assessoria do Hospital Universitário informou que o chorume estava vazando das calhas que levam até um reservatório próprio, mas que, dentro do prazo estabelecido, vai construir calhas na parte externa onde fica o contêiner para evitar vazamento. Sobre a lâmpada encontrada no lixo comum, disse que o hospital vai intensificar a conscientização dos funcionários para que o lixo seja colocado no lugar correto.