Geral

Levantamento de dados agiliza mediação em caso de acidentes

Por Assessoria 10/05/2015 14h02

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió disponibiliza aos maceioenses o serviço de levantamento de dados de acidentes. Assumida pelo órgão em março do ano passado, a perícia, como é mais conhecida, era realizada anteriormente pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Dentran/AL). Desde então, os agentes de trânsito da SMTT vêm realizando o atendimento das demandas da população.

O comerciante José Valter teve o veículo envolvido numa colisão na Avenida Durval de Góes Monteiro. Ele elogiou a rapidez na chegada da equipe da SMTT ao local da ocorrência e a clareza das informações prestadas. “É importante, nesse momento, todo mundo manter a calma. Tudo ficou bem resolvido graças a esse serviço da perícia, que chegou logo onde estávamos”, explica.

De acordo com o agente de trânsito da SMTT, Alexandre Lins, o levantamento realizado atualmente tem um caráter mais ligado à realidade. “O agente de trânsito está envolvido no dia a dia com as diversas situações que envolvem o trânsito e por isso, proporciona um resultado mais coerente. As maiores dificuldades que encontramos costumam ser no relacionamento com alguns condutores exaltados devido à situação em que se encontram”, explica.

O agente Gilson Rodrigues também é dos componentes da equipe da perícia da SMTT e conta que o procedimento padrão é a verificação das versões de cada parte e os possíveis vestígios deixados pelo acidente. “É preenchido um formulário com tudo que foi observado e passamos o número do boletim de acidente de trânsito para os envolvidos adquirirem em até cinco dias úteis todo o nosso relato do que foi observado”, esclarece.

A perícia também verifica outras irregularidades dos veículos, como problemas com o emplacamento. Os veículos que apresentam irregularidades podem ser recolhidos no local da ocorrência. Já no caso de acidentes envolvendo alguma vítima, são coletadas informações sobre a vítima, como nome, por quem ela foi socorrida e para onde foi levada. O serviço de perícia da SMTT para o levantamento de dados pode ser solicitado através do número 3315-3590.