Geral

Artesãs do Cras se preparam para formalizar atividade

Por Assessoria 10/05/2015 15h03
Artesãs do Cras se preparam para formalizar atividade

O grupo de mulheres atendidas pela Secretaria Municipal de assistência Social (Semas) no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Dom Adelmo se prepara para formalizar a atividade que desenvolvem no Grupo de Mulheres Artesãs Motivarte. Técnicos da Secretaria Nacional de Economia Solidária e da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego  fizeram uma visita, esta semana, ao Cras, localizado no bairro do Prado, para conhecer o grupo e avaliar o trabalho realizado por elas.

O Núcleo da Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (Unitrabalho) da Universidade Federal de Alagoas vem realizando um trabalho com o grupo Motivarte. A partir dessa parceria surgiu a ideia da visita dos técnicos ao Cras. O Unitrabalho está oferecendo assessoria técnica ao grupo para que elas se formalizem e se tornem uma cooperativa ou associação.

De acordo com a coordenadora do Cras Dom Adelmo, Djane Pacheco, elas estão sendo capacitadas para serem empreendedoras. “Estão aprendendo sobre gastos, custo-benefício e contabilidade. Elas foram ensinadas até a colocar o valor nos produtos que elas comercializam, para que tenham lucro e possam produzir mais. As meninas do grupo também recebem o apoio da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), que disponibiliza espaços em feiras e exposições”, destacou Djane.

Os técnicos da Secretaria Nacional de Economia Solidária avaliaram a produção do grupo e aplicaram um questionário para conhecer o perfil do grupo, o modo de comercialização e o nível de autonomia, para que possam auxiliá-las futuramente em questões de financiamento e que atuem cada vez mais de forma independente.

De acordo com a presidente do grupo Motivarte, Cristina Oliveira, elas estão querendo formar uma associação. “Já temos estatuto e regimento interno. Só falta formalizar tudo. Isso vai melhorar muito nosso trabalho, vamos ter mais autonomia, e mais mulheres poderão participar”, disse a usuária do Cras.

Grupo de Mulheres Artesãs Motivarte

O Grupo Motivarte é formado por 21 mulheres usuárias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras Dom Adelmo Machado. Os trabalhos que elas produzem, que inclui acessórios e artigos de decoração, são desenvolvidos nas oficinas de artes dos grupos de convivência dos Cras, que acontecem de duas a três vezes por semana. Esses produtos são comercializados em várias feiras e exposições realizadas na capital.

Em 2014, a artesãs foram destaques de uma exposição de artesanato e conseguiram passar por uma rigorosa seleção, que contou com os trabalhos de 200 grupos de artesãos, para somente seis grupos serem escolhidos no final. “Entre peças bastante respeitadas de vários artesãos renomados, conseguimos destacar o artesanato produzido nos Cras. Nos sentimos bastante orgulhosos”, destacou a secretária Municipal de Assistência Social, Celiany Rocha.

Os trabalhos do Grupo de Mulheres Artesãs Motivarte estarão expostos de 11 à 14 de maio, no Maceió Shopping, a partir das 10h.