Geral

Casal anuncia fim do rodízio de água em Maceió

Reforma na estação de Tratamento de Águas do Pratagy foi concluída

Por Da Redação 11/05/2015 15h03
Casal anuncia fim do rodízio de água em Maceió
Foto: divulgação

Chega ao fim o sistema de rodízio de abastecimento de água da capital alagoana. A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informou na manhã desta segunda-feira (11), a conclusão da reforma na Estação de Tratamento de Águas (ETA) do Pratagy.

Com fim da reforma, os 22 bairros afetados voltaram a receber água normalmente desde do último domingo, 10. A mudança nos dois decantadores custou ao todo mais de R$ 1,5 milhão e tinha o prazo até o dia 17 de maio

A segunda etapa do processo de substituição do decantador garante um acréscimo no abastecimento de 400 m³/h no fornecimento para mais de 400 mil habitantes do estado, chegando ao volume total de 3.880 m³/h. A primeira etapa foi concluída em dezembro do ano passado.

De acordo com o engenheiro da Casal, Roberto Lôbo, agora  há garantia no na qualidade de água. “Além dela temos agora a garantia da qualidade dá água, segurança no abastecimento e redução nas perdas em descargas”, diz Roberto Lôbo.

“Era ainda fundamental que terminássemos antes do período de chuvas em Maceió porque a água acaba fica turva e mais difícil de limpar”, afirma vice-presidente da companhia Francisco Brandão.

As lonas que foram trocadas estavam há 11 anos sem manutenção. De acordo com Roberto Lôbo, a situação delas era insustentável. “É um avanço que demos de quase 50 anos. Esse procedimento garante mais durabilidade, quase que infinita”, garante.

Agora, o próximo passo tomado pela companhia será de ampliar ainda mais a capacidade da ETA, mas sem gerar novos rodízios. “Estamos realizando ainda um estudo de ampliação da ETA do Pratagy em 10 anos. Queremos acabar com os poços artesianos e aumentar a capacidade da ETA em quase 40%”, ressalta Francisco Brandão.