Geral

TJ e IZP renovam convênio para exibição de programa da TV Tribunal

Por TJ/AL 11/05/2015 17h05
TJ e IZP renovam convênio para exibição de programa da TV Tribunal
Foto: Assessoria

  A Presidência do Judiciário de Alagoas e a direção do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) renovaram, por mais dois anos, o convênio que garante a veiculação do programa jornalístico Em Dia com a Justiça, de segunda a sexta-feira, às 15h15, na programação da TVE (canal 3) e da NET (canal 6). O informativo leva à sociedade informações sobre as diversas ações da Corte de Justiça, na capital e no interior.

     “A parceria com o IZP contribui para que estejamos sempre muito mais próximos da sociedade. Os vídeos mostrando o trabalho dos servidores e dos magistrados, na capital e no interior, têm caráter educativo, instrutivo, porque explica à população, com linguagem simples, os diversos assuntos jurídicos”, ressaltou o desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, presidente do Tribunal de Justiça.

     O diretor do IZP, jornalista Roberto Amorim, também destacou a importância da renovação da parceria entre o Poder Judiciário de Alagoas e o Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), do Governo do Estado, e cuja diversificada programação está centrada na disseminação de conteúdo educativo, através da TVE e das Rádios Educativa FM e Difusora AM.

Parceria com IZP começou em 2009

     O primeiro convênio entre o TJ e o IZP foi firmado em 2009, na gestão da então presidente Elisabeth Carvalho, quando o Em Dia com a Justiça era veiculado todos os sábados, às 12h15. A parceria continuou sendo renovada nas gestões dos ex-presidentes Sebastião Costa Filho e José Carlos Malta Marques, quando o informativo ganhou mais espaço na grade da emissora educativa: de segunda a sexta-feira, sempre às 15h15.

     Para o jornalista Vladimir Calheiros, diretor de Comunicação do TJ, a produção audiovisual na Corte estadual contribui para que a sociedade receba orientação acerca de seus direitos e deveres. “A produção de vídeos sobre decisões judiciais ou esclarecendo alguma inovação na legislação cumpre outros dois objetivos: dissemina informação de interesse coletivo e deixa a sociedade informada sobre novidades jurídicas”, explica.

     Renovado na tarde da última sexta-feira, o convênio prevê a produção, pelo Núcleo de Audiovisual (NAV) da Diretoria de Comunicação (Dicom) do TJ, e o repasse ao Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) de programa com 15 minutos de duração. O conteúdo, finalizado sempre às sextas-feiras, segue à TV Educativa fragmentado em três blocos de cinco minutos cada, adaptando-se, assim, à programação da emissora educativa.

     TV Tribunal também envia vídeos à TV Justiça

     Trabalham no Núcleo de Audiovisual (NAV) os jornalistas Luiz Mazo, produtor de conteúdo, Mara Almeida, Lídia Lemos e Michele Castro, repórteres de áudio e vídeo, Jonca Rodrigues, editor de vídeo, Leonardo Ziziano, cinegrafista, e Maykon Farias, auxiliar de cinegrafismo. Eles também produzem o conteúdo audiovisual disponibilizado na Sala de Imprensa do TJ.

     “Os pronunciamentos gravados pelos presidentes, e veiculados internamente, por exemplo, são outro exemplo de serviço prestado pela TV Tribunal. Quando necessário, também enviamos reportagens à TJ Justiça, do Supremo Tribunal Federal (STF)”, reforça o diretor adjunto de Comunicação Maikel Marques, atual gestor do convênio entre o TJ e o IZP.