Geral

Após morte de três crianças, área às margens do Rio Jequiá é recuperada

Local foi desocupado pelas famílias que residiam no espaço após trágico acidente

Por Assessoria com Redação 14/05/2015 14h02
Após morte de três crianças, área às margens do Rio Jequiá é recuperada
Foto: divulgação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), deu início à recuperação da área de preservação permanente, às margens do Rio Jequiá, desocupada pelas famílias beneficiadas com casas em um residencial.

A primeira parte do trabalho teve início logo após a saída das famílias da área, quando servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras realizaram a retirada dos barracos, escombros e sedimentos deixados após acidente em março desse ano. Carreta que carregava carga de cerâmica tombou e caiu da ponte sobre casas construidas as margens do Rio Jequiá deixando três crianças mortas. 

Após a limpeza da área, as equipes iniciaram a preparação do solo para a recuperação e replantio do manguezal típico da região.
De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luana Spotorno, este trabalho está sendo feito com a orientação de técnicos da Semarh.

“Estamos na fase de retirada do aterramento, que foi feito na época da montagem das barracas. Então, os técnicos estiveram em Jequiá para explicar a maneira corretar de fazer essa retirada, um processo muito importante de preparação da terra para a recuperação da área, que é de preservação ambiental”, explicou.

O manguezal será replantado durante as atividades da Semana do Meio Ambiente, em junho, quando encerra a fase de preparação da área.