Geral
Meteorologia anuncia seca prolongada em Alagoas
A previsão de chuva está abaixo do normal para os próximos meses.
Os prefeitos do semiárido alagoano estão preocupados com anúncio feito pela equipe de meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). A previsão de chuva está abaixo do normal para os próximos meses.
A reunião reuniu prefeitos do Agreste e Sertão, técnicos, o secretário estadual Alexandre Ayres, o presidente da AMA Marcelo Beltrão e a Defesa Civil Estadual. De acordo com o secretário Alexandre Ayres, o estado se antecipa para planejar ações em decorrência da constatação climática de que as chuvas estarão abaixo do normal na região do semiárido nos meses de maio, junho e julho.
Durante o encontro, o meteorologista da Semarh, Vinícius Pinho, apresentou o cenário das previsões de chuva para o estado, e em seguida, informou aos prefeitos que a quadra chuvosa para Alagoas está atrasada, deixando as regiões Sertão, Sertão do São Francisco e Agreste em situação complicada.
De acordo com o secretário Alexandre Ayres, a Semarh está com o compromisso de ceder uma máquina perfuratriz para a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e consórcios públicos para conseguir água em regiões que estão com deficiência no abastecimento.
“A secretaria está sempre mantendo contato com as prefeituras porque a previsão de chuva abaixo da média leva sérios problemas para as famílias que residem no semiárido. Uma medida para abrandar esta situação já foi assegurada pelo estado que é a disponibilidade de uma máquina perfuratriz que, prioritariamente, deve ser utilizada nas regiões do Agreste e Sertão”, informou o secretário, lembrando que é compromisso do governo tomar medidas em favor da população antes que os problemas se agravem em decorrência da falta de chuvas.
Os assuntos debatidos durante a reunião com os prefeitos serão levados até o governador Renan Filho. O coordenador da Defesa Civil Estadual, Major BM Moisés Melo afirmou que vai disponibilizar todo o seu efetivo para mobilizar o credenciamento dos veículos e dá início à operação pipa.
“A situação emergencial é crítica e os municípios sofrem bastante com a falta de chuvas. A preocupação da Defesa Civil Estadual é dar celeridade para que os problemas enfrentados pelas famílias não se tornem um transtorno ainda maior”, disse o coordenador aos prefeitos alagoanos.
Ao representar os prefeitos alagoanos, o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, agradeceu o empenho do estado em adiantar o assunto com as gestões municipais. “O estado tem sido um grande aliado. A estiagem é preocupante e os municípios precisam desta ajuda providencial que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos anunciou”, complementou Marcelo Beltrão.
Além da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e Defesa Civil Estadual, participaram da reunião os prefeitos Bruno Pedro (Craíbas), Conceição Tavares (Traipu); Oliveiro Torres (Igaci); Manoel de Audálio (Piranhas); Jorge Dantas (Pão de Açúcar) e Manoel Tenório (Quebrangulo).