Geral

Câmara concede título de cidadão honorário de Maceió a ministro do STF

Por Ascom 19/05/2015 09h09
Câmara concede título de cidadão honorário de Maceió a ministro do STF

A Câmara Municipal de Maceió concede na próxima sexta-feira (22) o título de Cidadão Honorário ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello. O magistrado receberá a homenagem numa sessão solene, às 10h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AL), localizado no bairro do Farol.

A proposição do título é de autoria do presidente do Legislativo municipal, Kelmann Vieira (PMDB), que defende o necessário reconhecimento ao ministro pela trajetória combativa e sempre inspiradora nos seus quase 25 anos de atuação na mais alta corte do País. O ministro completa duas décadas e meia no STF no próximo dia 13 de junho.

“É inegável a imensa contribuição do ministro para toda a sociedade brasileira. Para mim, ele é um exemplo de homem e de magistrado com suas posições sempre muito firmes e com o vigor incansável de quem é um apaixonado pela valorosa missão de julgar”, afirma o presidente, ressaltando ainda que Marco Aurélio Mello é um dos defensores mais árduos da transparência no Brasil.

O presidente cita uma entrevista recente do ministro na qual, mais uma vez, saiu em defesa da transparência, em especial daqueles que são homens públicos. “Ele lembrou que aquele que tem alguma coisa a esconder não deve aceitar um cargo público e que a publicidade é a tônica da administração pública”, observa Vieira.

Currículo

Marco Aurélio Mendes de Farias Mello nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 12 de julho de 1946. Prestes a completar 25 anos de Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 13 de junho e 69 anos em 12 de julho, ele acumula quase 37 anos de magistratura.

Tornou-se juiz em 1978 no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região e passou pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Assumiu sua cadeira no STF em 1990, indicado pelo então presidente Fernando Collor.

É casado com Sandra De Santis Mendes de Farias Mello, desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, e tem 4 filhos: Letícia, Renata, Cristiana e Eduardo Affonso e 1 neto: João Pedro.