Geral
Esculturas do artista Rogério Sarmento em Maceió serão recuperadas
O secretário de Proteção ao Meio Ambiente, David Maia, recebeu o artista plástico alagoano Rogério Sarmento, autor de inúmeras esculturas de ferro exposta nas ruas da cidade de Maceió. O motivo do encontro foi para debater a diminuição da burocratização de adoções de obras de artes à iniciativa privada em parceria com a prefeitura.
Na reunião, o titular da pasta informou que com a “Lei Adote uma Área Púbica”, é possível empresas interessadas, revitalizarem tanto os espaços públicos como qualquer obra de arte presente no local. A desburocratização se deu a partir da retomada das adoções concedidas pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma). De acordo com Rogério, assim ficou mais fácil o próprio diálogo do idealizador da obra com o poder público no interesse de beneficiar e manter conservadas as obras.
“É importante frisar que agora já nesta mesa de debates com o secretário, pude apresentar os parceiros que desejam adotar as esculturas, tendo a prefeitura também como parceira nessa conquista”, reforçou Sarmento.
Rogério dedica-se a mostrar seu talento por meio de obras de artes inspiradas na regionalização de Alagoas. Ainda segundo ele, o folclore local é um dos mais ricos do mundo. O Bumba-meu-boi localizado no bairro de Mangabeiras, ao lado do Viaduto João Lyra, o Chapéu de Guerreiro no canteiro central ao lado da Praça Centenário, a Pastora em cima do Viaduto Industrial José Aprígio Brandão Vilela e o Pandeiro, localizado na Avenida Dr° Antônio de Barros são alguns dos exemplos das obras do artista.
Para Maia, as obras do artista são reconhecidas mundialmente, e a valorização das artes como um todo, de outros artistas da terra, também devem ser respeitadas e conservadas. “Queremos que as pessoas olhem para as esculturas com traços contemporâneos que mostram um pouco das nossas raízes e possam se orgulhar por ter pessoas capazes de nos presentear com o seu talento”.
O secretário informou que cinco obras de arte do artista serão revitalizadas em parceria com a iniciativa privada já nos próximos 15 dias. Ao fim das reuniões, Sarmento entregou em mãos ao secretário uma réplica de uma escultura de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira de Maceió que deve ser adquirida pela Prefeitura para a festa dos 200 anos de aniversário da cidade. “Entregarei pessoalmente ao prefeito Rui Palmeira essa réplica da escultura da santa para que ele possa apreciar”, completou David.