Geral
Samu em Arapiraca alerta sobre alto índice de trotes telefônicos
De cada 100 chamadas recebidas diariamente na região do Agreste, 80 são alertas falsos
Dados do Servço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Arapiraca apontam que, de cada 100 chamadas recebidas diariamente na região do Agreste, 80 são alertas falsos. Os números preocupam e, por isso, integrantes do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do órgão realizam palestras para alertar os jovens sobre a necessidade de evitar os trotes. Eles afirmam que essa pode ser a diferença para salvar vidas.
“Imagine deslocar uma viatura daqui até Lagoa da Canoa e, quando chegar lá, ver que não tem ninguém. Estas crianças e jovens que realizam trotes não entendem que, ao fazer isso, estarão impedindo o socorro a pessoas em risco. Por isso, é fundamental termos este contato com os estudantes para que possam disseminar estas informações e conscientizar seus amigos e vizinhos acerca da gravidade desta prática, que pode custar a vida de um ser humano”, destacou o enfermeiro Jean Marinho, do NEP/Samu Arapiraca.
Durante a palestra, o enfermeiro Jean e demais representantes do órgão expuseram algumas técnicas de primeiros socorros aos estudantes, a exemplo da manobra de Heimlich, método de desobstrução das vias aéreas para socorrer pessoas em processo de engasgamento, massagem cardíaca e respiração boca a boca.
“É muito importante conhecer esses procedimentos e como executá-los da maneira certa, pois os primeiros socorros são o diferencial para salvar uma vida até que a ajuda médica chegue”, afirmou Jean Marinho.