Geral

Engenheira da Chesf anuncia que vazão do São Francisco vai diminuir

Por Assessoria 01/06/2015 16h04
Engenheira da Chesf anuncia que vazão do São Francisco vai diminuir

A engenheira cível, Sheila de Barros, da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) anunciou,  hoje, em Traipu, que o Rio São Francisco terá sua vazão diminuída a partir da Usina de Sobradinho na Bahia. "A razão vai chegar ao mínimo de 900 metros cúbicos por segundo, quando a Lei diz que o mínimo deveria ficar em 1300", explicou.                        

O anunciou ocorreu na sede da Prefeitura, onde a representante da Chesf foi recebida pelo secretário Municipal de Administração, Benedito Pinheiro, que esclareceu que esse alerta tem que ser comunicado aos moradores do município. "Precisamos adotar uma política voltada para a recuperação do Rio São Francisco", destacou o secretário.

Sheila de Barris disse que atualmente o reservatório de Sobradinho está no nível crítico. "O Lago de Sobradinho encontra-se com apenas 21 por cento de sua capacidade de armazenamento, e se não chover, até novembro de 2015, a previsão é que esteja em apenas 5 por cento", enfatizou.

Durante o encontro, a representante da Chesf tomou conhecimento de que já está programado para está semana uma palestra com o tema: O Rio São Francisco e a conscientização ambiental, e que tem como público toda a população de Traipu.  "Muito bom esse encontro hoje em Traipu, estamos seguindo para a Colônia de Pescadores onde também vamos comunicar a diminuição da vazão e sua consequências", afirmou, acrescentando que a poluição das águas deve aumentar. 

"Estamos encaminhando ofício a sede da Chesf em Recife, solicitado que seja encaminhada para Traipu mudas de árvores nativas, e que serão utilizadas em programas de educação ambiental e recuperação da Mata Ciliar, conforme determinado pelo prefeito Erasminho Dias", destacou Pinheiro.