Geral
Prefeitos querem reabrir matadouro
Todos os matadouros dos municípios do Sertão e da Bacia Leiteira de Alagoas estão fechados. O resultado é um custo maior para os municípios das regiões que precisam transportar os animais até o abatedouro de Arapiraca, que em breve passará a não comportar a demanda.
Os prefeitos das regiões pediram apoio ao presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, para marcar uma audiência com o governador Renan Filho e tentar a reabertura do matadouro de Batalha, que segundo o prefeito do município, Aloísio Rodrigues, atende a todas as determinações e normas técnicas do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
“Fizemos tudo que foi solicitado pela ADEAL e pelo Ministério do Trabalho e depois de um ano, sem ter acontecido nenhuma fiscalização prévia, os mesmos órgãos que permitiram a abertura fecharam o matadouro”, afirmou o prefeito de Batalha. O matadouro que foi inaugurado em junho de 2014 foi fechado em mês passado (maio de 2015) pela Fiscalização Preventiva Integrada (FPI).
Segundo o prefeito de Jacaré dos Homens, Jarbas Ricardo, ao todo as regiões têm cerca de 250 mil habitantes e com os frequentes fechamentos dos matadouros são mais de 500 pessoas que ficam desempregadas. “Nós precisamos de pelo menos abatedouro na região para reduzir os nossos custos. Queremos abrir o de Batalha que é o mais novo e depois se faz um estudo técnico dos demais”, afirmou Jarbas. “Essa é também uma questão econômica”, completou o prefeito de Pão de açúcar, Jorge Dantas.
Os municípios que seriam beneficiados com a abertura do matadouro são: Pão de Açúcar, São José da Tapera, Olho D’Água das Flores, Monteirópolis, Jacaré dos Homens, Batalha, Jaramataia, Palestina, Senador Rui Palmeira e Carneiros.