Geral

Governo federal avalia projetos de mobilidade urbana para Maceió

Por Agência Alagoas 05/06/2015 10h10
Governo federal avalia projetos de mobilidade urbana para Maceió

O secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Dario Rais Lopes, foi recebido, nessa quarta-feira (3), pelo secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, para uma discussão sobre os principais projetos de mobilidade para Maceió.
 
A reunião, que contou com a participação de equipe técnica da pasta estadual, teve também como finalidade a apresentação do Plano de Mobilidade Urbana de Maceió – pesquisa que reúne os principais desejos de locomoção da população - que servirá como base de estudos para a implantação do VLT Metropolitano e demais projetos, a fim de agilizar a liberação dos recursos necessários e, consequentemente, viabilizar a execução das obras. 
 
Para Mosart Amaral, o encontro entre Setrand e Ministério das Cidades serviu para estreitar os entendimentos sobre os projetos e suas exequibilidades. “Acredito que esta será uma etapa primordial para a obtenção efetiva dos recursos” disse o secretário estadual.
 
Encarregada pela formulação e implementação da política de mobilidade urbana nas cidades brasileiras, a Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana é o órgão que garante a liberação de recursos para projetos desta categoria. Neste sentido, Dario Rais avaliou sua visita elogiando o que foi apresentado e salientou interesse em dar celeridade às tratativas para agilizar o processo que irá dar viabilidade às propostas.  

Mosart Amaral afirma ainda ser fundamental buscar soluções exequíveis para a otimização da malha urbana na região Metropolitana de Maceió, ainda que o panorama econômico atual seja adverso.
 
“Estamos enfrentando um cenário de crise no Brasil e precisamos encontrar meios racionais de tornar nossos projetos realidade. O governo de Alagoas, no entanto, não medirá esforços para ir em busca de recursos que venham contribuir com melhorias que proporcionem o acesso amplo e democrático ao espaço de forma segura, mas que proporcionem, acima de tudo, qualidade de vida para os cidadãos em nosso estado e em nossa capital”, concluiu o secretário estadual do Transporte e Desenvolvimento Urbano.