Geral

Para Inácio Loiola, Velho Chico morre gradativamente

Por Redação com Assessoria 05/06/2015 20h08
Para Inácio Loiola, Velho Chico morre gradativamente
Foto: Assessoria/ALE - Foto: Inácio Loiola voltou a criticar a situação atual do São Francisco

O deputado estadual Inácio Loiola (PSB) usou na quarta-feira (3) a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) para realizar um novo protesto em consideração ao ‘Velho Chico’ por conta do Dia Nacional de Defesa do Rio São Francisco. Para o parlamentar, a data merece ter mais atenção do alagoano, em particular dos moradores da região ribeirinha, pois, o Velho Chico está morrendo gradativamente.

Segundo o deputado estadual, basta ir à foz e ver a água do mar adentrando ao rio comprometendo o ecossistema. “Proponho à Assembleia Legislativa promover um passeio pelo seu leito de Piranhas a Penedo ou de Penedo a Piranhas para que os parlamentares possam conhecer a  atual realidade do rio”, disse Inácio Loiola, acrescentando que será o primeiro parlamento a fazer o passeio barra a barra como define os pescadores.

Essa viagem será interessante para que se possa trazer para a Casa Tavares Bastos debates propositivos acerca de projetos de revitalização do Rio São Francisco.

“A sociedade alagoana precisa engajar e não assistir imune à degradação de um rio que tem um valor histórico, cultural e socioeconômico para as regiões do Sertão e Agreste”, argumentou o deputado estadual durante o seu discurso ontem na Assembleia Legislativa do Estado.

O deputado estadual Francisco Tenório (PMN) destacou a iniciativa do parlamentar com o intuito de trazer essa discussão para o Poder Legislativo alagoano porque o Rio São Francisco é fundamental para a região do Sertão e do Agreste fornecendo água para diversos municípios.

“O Velho Chico vive uma situação tão crítica que necessita de políticas públicas amplas dos governos federal e estadual para continuar alimentando milhões de nordestinos”, disse.

PIRANHAS

Inácio prestou ainda homenagem aos 128 anos de emancipação política de Piranhas, comemorados ontem, cuja cidade conhecida pela história, cultura, artesanato e gente hospitaleira.