Geral
Secretário determina ocupação de grota do Moreira
Alfredo Gaspar convocou reunião extraordinária cúpula da segurança pública para traçar estratégias
Na tarde do último sábado (6) o secretário de Defesa Social e Ressocialização, Alfredo Gaspar de Mendonça, ordenou que as polícias Militar e Civil ocupassem a Grota do Moreira para conter confrontos como os registrados na sexta-feira (5) e no sábado. A determinação ocorreu após traficantes, já identificados segundo o secretário, da região terem incendiado um ônibus da viação São Francisco na Praça da Macaxeira em represália a incursão da PM que causou a morte de um suspeito de tráfico no Hospital Geral do Estado.
Além da ocupação, foi marcada uma reunião com a cúpula da segurança pública. O objetivo principal da reunião é traçar estratégias para que casos como os que aconteceram neste dois dias possam ser evitados.
A população da região, desde a manifestação de sexta-feira, argumenta que o homem baleado seria inocente. Para o governo, os indicativos mostram que o suspeito era apontado como um dos traficantes que lideravam a criminalidade no local e que teria sido preso diversas vezes.
O caso
Na tarde de sexta, após o suspeito ser baleado, a guarnição da Radiopatrulha que participava da incursão acabou colidindo na Leste-Oeste deixando militares feridos quando se dirigia ao HGE. Após o acidente a população da grota jogou paus e pedras na PM que necessitou da ação do Bope para controlar a manifestação que se arrastou até à noite.
Já ontem, o ônibus foi incendiado por vários homens que entraram armados no coletivo. Eles ordenaram aos passageiros que saíssem para que eles pudessem atear fogo no veículo de transporte público.