Geral

Agentes penitenciários iniciam greve nesta segunda

A categoria reivindica a equiparação salarial com os demais agentes que atuam na segurança pública

Por 7 Segundos 08/06/2015 08h08
Agentes penitenciários iniciam greve nesta segunda
Presídio do Agreste (Foto: Josival Menezes/ 7Segundos )

A situação das unidades prisionais de Alagoas deve ficar ainda mais delicada a partir deste segunda-feira(8), dia em que se inicia a greve dos agentes penitenciários.

A categoria já tinha realizado uma paralisação de advertência no mês passado, quando, durante um final de semana, foram suspensos alguns serviços como a visitação e escolta de presos para audiências judiciais. 
A partir de hoje (8), apenas 30% dos serviços essenciais serão realizados.

A categoria reivindica a equiparação salarial com os demais agentes que atuam na segurança pública. De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen), a defasagem salarial é de R$ 1.500.

Presídio do Agreste

Com a greve decretada pelos agentes penitenciários de Alagoas a situação do sistema prisional do Estado pode se agravar ainda mais. Na semana passada o presídio do Agreste viveu momentos de tensão durante o motim realizado entre os presos de três dos quatro módulos existentes no presídio. Foi necessário a intervenção dos Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) para conter a rebelião que teria sido motivada porque a direção do presídio do Agreste estava reinstalando o sistema de câmeras e bloqueadores de celular.

No último domingo (7) o presídio do Agreste registrou outro fato que pode desencadear uma nova rebelião. Um preso foi encontrado morto com sinais de tortura e mutilação. A vítima, identificada como José Santos de Oliveira, teve os olhos arrancados e orelhas decepadas.  A direção do presídio não informou o que teria motivado a morte do detento.