Geral
Após 48 dias, servidores da educação municipal encerram greve
As aulas na rede municipal de ensino devem ser retomadas a partir de hoje, 9. Em assembleia realizada na última terça, 8, os servidores aceitaram em o reajuste de 6% proposto pela Prefeitura de Maceió. A proposta prevê a implantação dos 6% retroativo a janeiro, além de implantação de progressões a partir de setembro.
De acordo com informações da assessoria da Secretaria de Educação, os gestores devem devem estabelecer até a próxima segunda-feira, 15, o novo calendário escolar, já considerando a reposição dos dias em que as aulas estavam suspensas.
Das 135 escolas da rede municipal, 40 permaneceram funcionando durante a greve (dentro do que preconiza a lei de greve). Entre as que suspenderam as atividades, há escolas que iniciaram o calendário em fevereiro e março. Com a paralisação, as aulas devem se estender a fevereiro e março de 2016.
Há, ainda, a preocupação quanto aos programas de aceleração, olimpíadas, Prova Brasil, entre outros mecanismos utilizados para auxiliar na alfabetização das crianças. Ainda segundo a Semed, todas as medidas serão adotadas para minimizar os efeitos da paralisação de 48 dias.