Geral
Hospital de Palmeira dos Índios fecha serviço de pediatria
O Hospital Santa Rita recebeu ano passado um incremento no repasse de recursos estaduais e federais
Acreditem, o Hospital Regional Santa Rita, em Palmeira dos Índios, referência na assistência hospitalar para os palmeirenses e alagoanos da 8ª microrregião de saúde, fechou há poucos dias o serviço de pediatria, que durante anos funcionava naquela unidade. “Boa parte dos profissionais que atuavam na pediatria foi demitida ou remanejada para outras áreas” revelou uma funcionária que pediu o anonimato.
Não bastasse o traumático fechamento da Unidade de Emergência do Hospital Santa Rita, que submeteu os palmeirenses ao atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a medida é desprovida de uma razão técnica, óbvia e convincente, inclusive pegou a todos de surpresa, principalmente a imprensa e a população.
Para melhorar sua receita, o Hospital Santa Rita, recebeu ano passado um incremento no repasse de recursos estaduais e federais, possibilitando honrar diversos compromissos com os profissionais e seus fornecedores. Mas ao que parece, a crise que ronda o único hospital de Palmeira dos Índios, que fechou há pouco tempo a emergência e agora a pediatria, é endêmica e poderá atingir outros setores também.
Nesta quarta-feira, 10 de junho, o problema será debatido na Câmara Municipal. Na ocasião, o vereador Júlio Cezar, apresentará requerimento pedindo informações da Provedoria do Santa Rita e da Secretaria Municipal de Saúde.
“É uma notícia triste e lamentável. Buscarei informações porque a grande preocupação é a garantia da assistência à população. Também não é tecnicamente correto jogar essa demanda para a UPA. Precisamos saber o que está acontecendo, faltam recursos ou vontade política?” questionou Júlio.
Ainda na sessão desta quarta, o parlamentar vai apresentar requerimento para realização de Audiência Pública, já na próxima semana.