Geral
Servidores deflagram greve por tempo indeterminado
Os servidores do Judiciário Federal aderem a paralisação nacional a partir do dia 17 de junho
Os servidores do Judiciário Federal decidiram deflagrar greve por tempo indeterminado a partir do dia 17 de junho. A deliberação ocorreu durante a realização da assembleia geral da categoria, realizada nesta quinta-feira (11), em frente ao prédio das Varas do Trabalho.
A greve faz parte da mobilização nacional, tendo em vista que o Senado colocou em votação o PLC 28/2015, que recompõe as perdas salariais de nove anos sem reajuste salarial da categoria. Mesmo sobre forte mobilização nacional, o presidente do Senado, Renan Calheiros, atendeu ao governo Dilma e adiou a votação do PLC 28, que seria ontem (10) para o dia 30 de junho, alegando que um acordo estaria sendo negociado entre o Supremo Tribunal Federal e o Governo.
O coordenador Geral do Sindjus/AL, Paulo Falcão, destaca que as atividades das greves de 48 horas e 72 horas, em Alagoas, serviram para intensificar os servidores com efeito esperado que foi a deflagração da greve por tempo indeterminado. “As paralisações contaram com a participação dos companheiros das Varas e Cartórios do interior, demonstrando, dessa forma, que a categoria está disposta a lutar pela reposição salarial, que se encontra defasada há mais de nove anos”, revela.
De acordo com o sindicalista, os servidores de Alagoas se unem aos demais estados que deliberaram pela por greve por tempo indeterminado. “Juntos vamos fazer pressão às cúpulas do Executivo, do Judiciário e do Legislativo a apresentar uma proposta definitiva para solucionar o grave problema da distorção salarial da categoria dentre os demais segmentos do serviço público federal”.
Falcão acrescenta que a única saída para conquistar a aprovação dos PLCs 28/2015 (servidores do Judiciário Federal) e 41/2015 (servidores do MPU) é a unidade da categoria fortalecida em todo o Estado, esse é o chamamento que a coordenação do Sindjus/AL faz a toda a categoria.
Atividade da greve
Na próxima quarta-feira (17/06), a categoria se concentrará em frente ao prédio das Varas do Trabalho, a partir das 9 horas, para dar início a greve por tempo indeterminado.
Comunicado aos tribunais
O Sindjus-AL está comunicando as administrações dos tribunais a decisão sobre a deflagração da greve com a garantia do percentual mínimo de 30% do contingente dos servidores para a prestação dos serviços indispensáveis à sociedade, a serem definidos em comum acordo com a direção dos tribunais, sem prejuízo de, em situações excepcionais, de haver negociação revisional do referido percentual.
Unidade
Além da mobilização pela pauta específica dos servidores do Judiciário Federal, a categoria também está na luta unificada com os servidores públicos federais, que reivindicam a política salarial permanente com definição de data-base em 1º de maio, integralidade e paridade entre ativos, aposentados e pensionistas e reposição inflacionária emergencial.