Geral
Em vinte dias comunidade rural registra quase trinta casos de dengue
Um surto de dengue vem assustando os moradores do sítio Bom Nome, comunidade rural de Arapiraca. Cerca de vinte e oito pessoas já foram infectadas pelo mosquito Aedes aegypti em um período de apenas vinte dias e contraíram a doença.
Até o momento, o caso mais grave registrado na comunidade é o de uma senhora identificada como Edinalva Oliveira, 40 anos. Após ser diagnosticada com dengue hemorrágica, foi encaminhada para um hospital, onde realizou tratamento se recuperou e já se encontra em casa.
Jaqueline Albuquerque, que também é moradora da comunidade, disse que o esposo foi infectado pelo mosquito da dengue. Para ela, o caso chama a atenção porque nunca na comunidade tantas pessoas ficaram doentes ao mesmo tempo.
“Os moradores ficam assustados sim, pelo fato de nunca ter acontecido isso aqui no Bom Nome. Existem idosos e crianças na comunidade e a preocupação é muito grande. Várias pessoas da mesma família já ficaram e continuam debilitadas por conta da doença. Estamos tomando todas as providências, mas não entendo o porquê de continuar aumentando os números de casos aqui na comunidade”, relatou Jaqueline.
Ainda de acordo com Jaqueline Albuquerque, agentes de endemias já visitaram a comunidade tentando fazer a conscientização dos moradores para não acumular água em locais parados. Ela revelou que alguns focos foram encontrados em caixas de água limpa, em que são utilizadas para o uso de trabalhos domésticos nas casas da comunidade rural.
Casos de dengue
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nos primeiros seis meses de 2015 já foram registrados 2.234 casos de pessoas notificadas com suspeita de dengue.
Em relação ao ano passado, Arapiraca registrou no mesmo período 1.451 casos, ou seja, 783 casos a mais que em 2014.
Se os casos de dengue continuarem ocorrendo com a mesma frequência, a estimativa da Secretaria