Geral
Dia dos namorados: Vigilância Sanitária alerta sobre higiene nos motéis
O amor está no ar nesta sexta-feira (12), véspera do Dia de Santo Antônio, quando os casais celebram o Dia dos Namorados. E, para comemorar esse dia tão especial, muitos já se preparam para passar uma noite romântica em motel. Por causa desse aumento na procura nessa época é que se deve ficar atento com a higiene do local a ser escolhido.
Aos que vão para um motel toda atenção deve se voltar para higiene do estabelecimento, que deve oferecer as condições necessárias para o casal. O diretor da Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde, Paulo Bezerra, todos devem ficar atentos ao entrar em um ambiente como esse, observando como estão dispostos lençóis, fronhas, a situação do banheiro, banheira de hidromassagem, entre outros.
De acordo com Paulo Bezerra, o lençol deve está limpo e sem apresentar nenhum tipo de mancha, porque se houver é sinal que foi usado anteriormente. As toalhas devem estar em saco plástico e as fronhas limpas. “O casal deve observar cada item, porque se não tiver higienização há possibilidade de se contrair algumas doenças, como dermatite e escabiose”, disse.
Ao utilizar o banheiro, Bezerra frisou que o vaso sanitário deve ter uma proteção descartável na tampa, caso não tenha, o ideal é colocar álcool gel, após lavar as mãos utilizar um pedaço de papel higiênico para fechá-la. E, na banheira de hidromassagem o diretor explicou que o melhor é não utilizar, mas caso seja uma opção do casal fazer uso, pode colocar algumas gotas de iodo. “A água quente da hidromassagem não mata as bactérias, o correto é colocar gotas de iodo”, afirmou.
Entre as doenças que podem afetar quem frequenta esses estabelecimentos, está a papilomatose (verruga), que surgem na camada superficial da pele. Além de escabiose, popularmente conhecida como sarna e dermatose (bolhas, coceira, inflamações e escamação da pele). E, Paulo Bezerra, orienta a usar a camisinha para evitar as doenças sexualmente transmissíveis. Elas estão disponibilizadas nas unidades de saúde e nos motéis, gratuitamente.