Geral
Economia Solidária faz exposição junina em shopping
O clima junino invadiu o Parque Shopping com uma exposição de empreendimentos solidários, atendidos pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). A exposição, intitulada “São João no Parque”, foi iniciada no último dia 10 e segue até 30 de junho, levando artigos de decoração, mesa e banho, e outros produtos com um toque bem nordestino, valorizando as festas juninas.
O grupo Belas Artes foi um dos beneficiados pela ação. Rosanita Lukschalzanont, de 51 anos, é uma das empreendedoras atendidas pela Semtabes e conta que é uma grande oportunidade de mostrar o trabalho feitoa todos os públicos que circulam em um ambiente como o shopping. “É uma oportunidade maravilhosa poder fazer parte de um grupo de economia solidária. Sempre estamos tendo orientações e dicas para que nosso trabalho seja melhorado. Graças a este acompanhamento e às ações da Secretaria, meu trabalho está mais reconhecido e as encomendas aumentaram. Estas exposições em shoppings nos dão uma maior visibilidade. As pessoas estão passando por aqui gostam do que veem”, disse.
Garrafinhas decoradas, passadeiras, castiçais foram algumas peças da artesão, que variam de R$ 10 a R$ 120. Rosanita conta ainda que a maioria de suas peças é feita com materiais recicláveis, o que agrega valor ao produto e reforça a importância de pensar na sustentabilidade na hora de confeccionar os produtos. “Gosto muito de reciclagem. Tinha sacolinhas que iam pro lixo, mas as transformei para serem reutilizadas como embalagem para meus produtos, uma atitude econômica e que faz a diferença nos dias de hoje”, frisou.
Severina Hilário, de 54 anos, também está participando da exposição. Há 20 anos, trabalha com artesanato e há dois participa do grupo de economia solidária. Severina levou peças como toalhas, sandálias personalizadas e tiaras decoradas com o tema da época. E quando o assunto é exposição, ela esbanja sorrisos.
“Nunca que nós iríamos conseguir sozinhas expor em um shopping. Eu só tenho que agradecer a Deus e à economia solidária por essa oportunidade, não sei o que seria da minha vida sem essa chance de estar aqui. Estou cheia de encomendas, graças à participação nas outras exposições realizadas anteriormente. O trabalho na economia solidária nos ajuda tanto no profissional quanto na vida pessoal, no que se refere ao nosso lado emocional. Posso dizer hoje que ela me tirou do fundo do poço”, revelou Severina.
Para quem quer conferir a produção dos grupos de economia solidária de Maceió, a exposição “São João no parque” está localizada no térreo do Parque Shopping Maceio, na Praça das Artes, bem próximo à loja da Tim. Além do espaço para a economia solidária da Semtabes, a mostra contempla ainda uma exposição fotográfica intitulada de “Quadrilha Junina Alagoana”, apresentações culturais de folguedos e quadrilhas, estandes de culinária e literatura.
“Estas parcerias trazem ganhos para estes grupos, que muitas vezes tinham dificuldades de comercializar suas peças. Com estas participações, mostramos a eles que eles podem ocupar qualquer espaço, gerar renda e melhorar suas peças para que, cada vez mais, elas se tornem competitivas e atrativas para o mercado. Agradecemos a confiança e parceria do Parque Shopping”, disse Solange Jurema, secretária municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária.
Quando foi iniciada a gestão do prefeito Rui Palmeira, a Semtabes contava apenas com cinco grupos de economia solidária de Maceió. Atualmente, já são mais de 70 grupos, beneficiados com ações de capacitação, orientação e acesso ao mercado. Todos os grandes shoppings de Maceió já receberam exposições com este grupo e o resultado foi mais visibilidade e a geração de renda para centenas de famílias.
Além desta exposição, outros grupos estão mostrando seus trabalho em outros shoppings da cidade, no Mercado de Jaraguá, e na Rua Fechada da Ponta Verde aos domingos. Mais informações podem ser obtidas pelo 3315-1620.