Geral

Apresentações no espaço Baú de ideias encantam o público

Por Ascom Semed 17/06/2015 10h10
Apresentações no espaço Baú de ideias encantam o público
Apresentação do Homem do Futuro Foto: Ascom Semed

Montado no III Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite), dentro do Centro de Convenções, o espaço Baú das Ideias, estande da Secretaria Municipal de Educação (Semed), roubou todas as atenções com a apresentação do espetáculo Homem do Futuro.

No segundo dia do Caiite, o espaço recebeu alunos do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos de nove escolas municipais. Crianças, adultos, visitantes de todas as idades aprovaram a cena que faz relembrou o passado, destacou o presente e levou a todos refletir o futuro.

Com uma temática que abordava a luz e o conhecimento de forma didática, a encenação estimulou a aprendizagem dos visitantes quanto ao mundo de possibilidades das ideias transformadoras. Os jogos e as apresentações teatrais poderão ser vistos até o próximo dia 20, de 9h às 22h.

Localizada no Vergel, a escola Santíssimo Rei abriu a primeira de suas dez apresentações durante o dia. “O que mais chamou atenção na encenação foi a mensagem passada sobre como o ontem, o hoje e o que pode vir acontecer no futuro com a geração de ideias. A retrospectiva é muito importante porque faz a criança perceber as mudanças e os avanços na tecnologia por meio de simples ideias”, explicou a coordenadora da escola, Alexandra Vital.

Marina da Silva Santos, de 11 anos, adorou a apresentação. A estudante do Santíssimo Rei quer ser advogada e com a apresentação aprendeu a importância de se cuidar do meio ambiente. “Precisamos pensar no futuro sem ter que agredir a natureza. A tecnologia é muito boa, mas se não tivermos cuidado o nosso meio ambiente vai se acabando” disse a menina.

Sob a coordenação do provocador teatral, Nivaldo Vasconcelos, as apresentações teatrais são realizadas por três atores, estagiários do Programa Especiais da Semed. “Resolvemos trabalhar as tecnologias mais simples, como o copo e o escorredor de arroz, invenções que foram e são importantes ainda nos dias atuais. Na peça mostramos isso, essa relevância da tecnologia na linha trajetória do tempo”, explicou Vasconcelos.

O Espaço Baú de Ideias foi desenvolvido em parceria com a MindLab, parceira na busca de inovações com o programa MenteInovadora, que vem sendo adotado na rede Municipal há três anos. O espaço oferece jogos e intervenções teatrais. A temática abordada foca no tema central do Caiite 2015, as Luzes, já que 2015 é o ano internacional da luz.