Geral
Renan Filho garante recursos para obras fundamentais de abastecimento de água
O governador apontou que a União investirá também na continuação da obra da Adutora da Bacia Leiteira
O governador Renan Filho esteve, nessa terça-feira (16), em Brasília, e garantiu recursos para obras voltadas ao abastecimento de água em Alagoas. Até o final deste ano, o governo deve inaugurar o trecho III do Canal do Sertão e a Adutora do Alto Sertão. O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, virá a Maceió, na próxima segunda-feira (22), tratar detalhes acerca dos projetos.
"Visitamos o Ministério da Integração Nacional e garantimos recursos para a conclusão das obras do Canal do Sertão, trecho III; conseguimos investimentos para finalizar a obra da Adutora do Alto Sertão até o final do ano", anunciou Renan Filho, em entrevista, nesta quarta-feira (17), durante inauguração de espaço esportivo, no Benedito Bentes.
O governador apontou que a União investirá também na continuação da obra da Adutora da Bacia Leiteira e da que levará água aos municípios de Minador do Negrão, Igaci e Estrela de Alagoas.
"Essa é a maior obra hídrica do país [Canal do Sertão], fora a transposição do Rio São Francisco. Não podemos aceitar que o mesmo cidadão que tem acesso à internet, não tenha água em casa. A conclusão das obras dará dignidade ao povo que sofre com a seca", declarou o chefe do Executivo do Estado.
Na capital federal, Renan Filho conversou também com o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil). Em discussão, o combate emergencial à seca em Alagoas. "Vamos renovar os decretos de emergência dos municípios, um total de 39 cidades atingidas. Além do R$ 1,5 milhão que eu já tinha determinado para as prefeituras, os municípios terão mais R$ 20 milhões provenientes do governo federal, com contrapartida nossa, para que possamos alugar carro-pipa e fazer obras emergenciais", anunciou Renan Filho.
O governador foi recebido também pelos ministros da Saúde, Arthur Chioro, e da Justiça, José Eduardo Cardozo. Ambos confirmaram investimentos no Estado. Na área da saúde, devem ser repassados valores para hospitais, numa ação de reestruturação da rede. Já Cardozo planeja novo impulso para o Programa Brasil Mais Seguro em Alagoas.