Geral

Secretaria reforça combate à desertificação em reunião do Programa Água Doce

Por Agência Alagoas 18/06/2015 16h04
Secretaria reforça combate à  desertificação em reunião do Programa Água Doce
Foto: divulgação

A equipe do Programa Água Doce, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), participa esta semana, de 16 a 19 de junho, da 2ª Reunião Anual da Coordenação Nacional do Programa Água Doce com os coordenadores estaduais do programa e secretários dos estados. O propósito deste encontro, que acontece em Natal-RN, é avaliar, planejar e pactuar ações com vistas para o plano 2015/2019 do programa nos estados.

O secretário-adjunto da Semarh, Edilson Ramos, representa Alagoas no encontro e ressalta a importância da ampliação do programa e seu impacto positivo na vida dos moradores.

“A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos tem o compromisso em atender as demandas dos moradores das regiões Agreste e Sertão, atualmente convivendo com a seca. Estamos ampliando o acesso a este tipo de serviço e conforme o secretário Alexandre Ayres tem reafirmado, o Programa Água Doce tem papel primordial no combate à desertificação”, assegurou o secretário-adjunto.

Durante a estadia em Natal, Edilson Ramos e os técnicos da pasta visitaram o município de João Câmara, onde conheceram o primeiro sistema de dessalinização a energia solar do Programa Água Doce.

Água doce e dessalinizadores


O Programa Água Doce é uma ação do governo federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente. Ele visa o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades difusas do Semiárido.

No Nordeste do Brasil, o nível de salinidade na água retirada de poços é alto em razão do tipo de solo. Em comunidades rurais isoladas e com dificuldade de acesso a água, os sistemas simplificados de dessalinizadores tornam a água potável.
 
Além do benefício do acesso à água, a utilização deste tipo de sistema induz a comunidade a entender que este processo pertence a todos.