Geral

Tempo melhora, mas Alagoas continua em estado de alerta

Chuvas fortes deixaram cerca de 50 familias desalojadas no interior do estado;

Por Redação com 7 segundos 05/07/2015 09h09
Tempo melhora, mas Alagoas continua em estado de alerta
Foto: Thaisa Oliveira/Arquivo pessoal

Depois das fortes chuvas que caiu sobre o estado de Alagoas no último sábado (4), o sol reapareceu na capital e cidades do interior alagoano neste domingo (5). De acordo com a Defesa Civil Estadual, mesmo com melhora alguns pontos do estado continuam em estado de alerta, a região dos rios Jacuípe, Mundaú e Paraíba do Meio, que ainda apresentam elevação.

Diversas ruas ficaram alagadas no estado alagoano. Em diversos pontos de Maceió, o trânsito ficou lento, forçando os motoristas a seguirem rotas alternativas. O rio Jacuípe transbordou e deixou cerca de 50 famílias desabrigadas na cidade homônima.   

Foram registrados deslizamentos de barreiras nos bairros do Mutange, Cambona e Gruta de Lourdes. Outras regiões de risco serão monitoradas de perto e, de acordo com o coordenador da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, trabalhos preventivos estão sendo realizados com a população local.

Alagamentos foram registrados em toda capital, onde diversos bairros tiveram problemas com o escoamento das águas. Também foi registrado o desmoronamento de parte da estrutura do prédio pertencente à Secretaria de Educação, no centro.
Queda de árvores foram registradas em um trechos que dá acesso a Avenida Leste/Oeste que liga o bairro do Farol à Cambona. Na ladeira Geraldo Melo registrou-se a queda de árvores sob a pista.
Em Arapiraca, apesar das reclamações constantes de buracos em ruas da cidade, a Defesa Civil e o 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Arapiraca ainda não registraram nenhum desabamento de encosta.
De acordo com o responsável pela Defesa Civil na cidade, Diego Richard, o órgão está em constante diálogo com o CBM, mas que os níveis baixos de chuvas previstos para este inverno não devem causar transtornos grandes em relação a barreiras e encostas.

A situação mais crítica foi a do município de Jacuípe que ainda se encontra em situação de emergência. Cerca de 50 famílias estão desalojadas. No sábado choveu no município cerca de 105,8 milímetros, o equivalente a mais de um terço do previsto para todo o mês de julho.

De acordo com a Defesa Civil  do estado, o Jacuípe foi o único rio que teve um pouco de elevação. A expectativa é que com a mudança de tempo a situação melhore. Ainda de acordo com a Defesa Civil, as equipes permanecem nos municípios ribeirinhos para ajudar as famílias que ficaram desalojadas.