Geral

Cerca de 40 mil peixes morrem no interior

A situação já acumula prejuízos avaliados em mais de R$ 100 mil

Por Aqui Acontece 09/07/2015 08h08
Cerca de 40 mil peixes morrem no interior
Análise revela que nível de oxigênio da água está abaixo do normal/ Foto: Reprodução TV Gazeta

Uma situação ocorrida esta semana preocupa piscicultores do interior do estado! Isso porque cerca de 40 mil peixes que eram criados em cativeiro em uma barragem na zona rural de Junqueiro, apareceram mortos.

No entorno da barragem que pertence a uma usina de açúcar, vivem cerca de 10 famílias, que quatro anos foram incluídos num projeto governamental de geração de renda. Elas receberam os alevinos, tanques e redes e se mantinham através da venda dos peixes que são criados em gaiolas.

Além dos peixes mortos, urubus sobrevoam a região atraídos pelo mau cheiro dos detritos que se acumulam na superfície da barragem. Diante da situação e na tentativa de salvar alguns alevinos, os produtores estão acumulando os peixes mortos em cima de um paredão.

De acordo com João José, piscicultor e líder comunitário, é comum que alguns peixes morram, mas não nesta proporção. A situação já acumula prejuízos avaliados em mais de R$ 100 mil.

Técnicos da Secretária de Estado da Pesca e Agricultura de Alagoas (SEPAq) foram até o local e recolheram amostras da água e alguns peixes mortos para análise, onde foi revelado que o nível de oxigênio da água na barragem está muito abaixo do normal.