Geral

Competições desportivas marcam comemorações do 39º aniversário do Bope

Por Agência Alagoas 11/07/2015 18h06
Competições desportivas marcam comemorações do 39º aniversário do Bope
Cabo de guerra, barra fixa, tiro policial, corridas com revezamento e de orientação foram algumas das atividades promovidas para celebrar o 39º aniversário do Bope (Fotos: Ascom)

Cabo de guerra, barra fixa, tiro policial, corridas com revezamento e de orientação foram algumas das atividades que abrilhantaram a semana de comemorações alusiva ao 39º aniversário do Batalhão de Operações Especiais (Bope), encerrada com um torneio de futebol realizado na manhã de sexta-feira (10), na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, no bairro do Trapiche, em Maceió.

As festividades dos bopeanos foram iniciadas no último dia 3 de julho com a realização do Simpósio Nacional sobre Operações Especiais que contou com palestras proferidas pelo coronel Wilman René, da PM do Rio de Janeiro; coronel José Pachá, da PM de Rondônia; major Marcos Paccola, da PM do Mato Grosso; major Antônio Menezes, da PM de Pernambuco e o major Julival da Santana, da PM de Santa Catarina.e pelo começo do Curso de Operações Especiais (Coesp), que, pela primeira vez, é realizado em Alagoas.

O Bope se destaca pelo treinamento específico e intenso, sendo acionado em casos especiais que necessitam de resposta imediata ou ainda em casos graves.

Atende situações de distúrbio civis, sequestros, resgates, controle de rebeliões em estabelecimentos penais, desativação de artefatos explosivos e operações de patrulhamento tático com o objetivo de coibir o crime organizado. Nestas ações pode fazer uso de cães.
 
Histórico
 
Em julho de 1976, a PM constatou a necessidade de formar uma tropa capacitada a executar missões de contra guerrilha urbana e rural. Inicialmente foi criado o Pelotão de Polícia de Choque e após sete anos o pelotão tornou-se companhia.
Com o Decreto nº 35.347, de 10 de abril de 1992, criou-se na Polícia Militar de Alagoas o Batalhão de Polícia de Choque, denominado Batalhão Coronel Antônio Monteiro de Souza, que já àquela época tinha como área de atuação todo o território alagoano e trazia em sua estrutura a Companhia de Operações Especiais – COE.

No dia 19 de abril de 2001, o governador do Estado de Alagoas sancionou a Lei nº 6230 que aprovou a organização básica da Polícia Militar, passando a COE a fazer parte do recentemente renomeado Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).