Geral
Coaching é a mais nova ferramenta de aprendizado usado por profissionais em AL
“Uma nova forma de se atingir resultados, tanto na vida pessoal como na vida profissional”. É assim que o profissional de Coaching, de Arapiraca, Gustavo Henrique Freire, define o processo inovador que já se consolidou na Europa e nos Estados Unidos na década de 1990 e hoje ganha adeptos em todo o Brasil.
Em Alagoas não poderia ser diferente. Profissionais que anseiam melhores resultados nos negócios e querem aumentar suas vendas, pessoas que desejam melhorar seus relacionamentos interpessoais, ou mesmo aqueles que têm como objetivo adquirir autoconhecimento para dirigir suas vidas de maneira mais construtiva, buscam esta alternativa que tem como papel fundamental, a orientação.
Gustavo, que atua desde 2013 na área, afirma que em Alagoas, o Coach - nome dado ao profissional de Coaching - atende pessoas que buscam metas para a carreira, o emagrecimento, o bem-estar, o financeiro, o executivo e os negócios. Segundo ele, metade dos seus clientes são homens e a outra parte são mulheres, mas 40% deles são executivos empresariais.
É o caso do Gestor Comercial Cláudio Júnior. Ele, que conheceu o Coaching por meio de livros e pela internet enquanto buscava um profissional que o orientasse em melhorar seu desempenho no trabalho, diz que o Coaching foi a melhor coisa feita por ele durante os seus quarenta anos de idade.
“Foram onze semanas, não pensei em nenhum momento em desistir. Pelo contrário, é fascinante, é instigante, é você passar uma meta para você mesmo e alguém está ali do seu lado te estimulando e te mostrando que é possível, que você consegue”, afirma.
Gustavo explica que o Coaching “é um processo de início, meio e fim, no qual o Coach se utiliza de metodologia, técnicas e ferramentas desenvolvidas a partir de diversas ciências como a neurociência, psicologia, filosofia, administração, programação neurolonguística, entre outras, para levar o cliente a atingir um estado desejado ou um objetivo”.
Cláudio Júnior conta como aconteceu o processo. No início, junto com seu coach, fez uma avaliação psicológica para saber como se encontrava naquele momento, logo após, traçou os objetivos pessoais e profissionais que pretendia alcançar. Esse autoconhecimento o ajudou a desenvolver sua capacidade intelectual, conhecer o que as pessoas pensavam dele e como o avaliavam.
“Existem algumas atividades que semanalmente a gente precisa cumprir. São coisas que a gente mesmo gostaria de fazer e às vezes pela correria do dia a dia, sem nenhuma orientação, a gente propõe e acaba não cumprindo e o Coaching te orienta de uma forma que você se propõe e realmente vai fazer aquilo”, afirma o gestor.
Apesar de quarenta por cento dos clientes de Gustavo buscar por ajuda profissional, são as metas pessoais e a procura pelo autoconhecimento que mais estimulam a maioria das pessoas a buscá-lo para o Coaching. Porém a situação de Cláudio mostra que o útil pode sim unir-se ao agradável. É que, por mais que ele tenha procurado o Coaching para melhorar seu desempenho no trabalho, ele faz questão de ressaltar que foi o aspecto pessoal, principalmente familiar, com esposa e filho, que ele conseguiu maior desenvolvimento.
“A parte pessoal, familiar, desenvolveu acima do esperado. Percebo melhor as reações das pessoas tanto na vida profissional quanto familiar. Meu relacionamento com minha esposa e filhos melhorou 90%. Entendo melhor minha esposa, filhos, familiares e amigos", conta Cláudio Júnior.
Porém, tanto o coach Gustavo quanto seu cliente, Cláudio, ressaltam: o Coaching não é uma receita pronta. O resultado dependerá do empenho de cada um.
“O Coaching e o Coach são instrumentos de mudança, mas se o cliente não se permitir e não realizar todas as tarefas que forem identificadas em cada sessão, o resultado será comprometido”, esclarece Gustavo.
“Você tendo disciplina, força de vontade e realmente foco no que você quer, consegue sim, sem dúvida. Você vai adiante. O Coaching te auxilia isso de forma fantástica. É muito bom, foi uma evolução como pessoa e profissional”, concorda Cláudio.
O Gerente comercial também citou as conquistas profissionais: aumento da produtividade, eficiência no trabalho, foco e concentração. “Minha experiência com o Coaching foi além das minhas expectativas”, afirma.
“É muito gratificante ver clientes que tinham problemas de controle financeiro conseguir equilibrar suas contas e alavancarem seus negócios”, comemora Gustavo e acrescenta:“Meus clientes querem descobrir quem eles são de verdade e o que vieram fazer nesse mundo, enfim, descobrir sua missão de vida”.