Geral

Agentes de trânsito participam de instrução em autoescola

Por Ascom SMTT 12/09/2016 09h09
Agentes de trânsito participam de instrução em autoescola

A violência no trânsito apresenta índices alarmantes em todo o Brasil. E tendo como pressuposto o Código de Trânsito Brasileiro em seu art. 1, § 2º, no qual trata que “o trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes, cabendo no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito”, foi que a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió deu início a um trabalho voltado para condutores em formação numa autoescola da cidade.

A iniciativa visa reduzir acidentes e mortes no trânsito por meio da preocupação com a formação dos futuros condutores. “Recebemos o convite de um instrutor de trânsito para participar de uma mesa-redonda com os alunos. Passamos orientações pertinentes ao dia a dia e valores humanos dentro do trânsito”, conta o agente de trânsito Rafael Cabral.

O agente Thiago Moura explica que as pessoas precisam saber dividir e conviver com a ética e a moral respeitando e priorizando, acima de tudo, a vida. “É com este pensamento que tentamos conscientizar os alunos de autoescolas para que possam ser multiplicadores de boas ações no trânsito”, enfatiza.

Dentro da autoescola, os agentes relataram as principais infrações cometidas pelos motoristas em Maceió; como agir em caso de acidente de trânsito sem vítima; a importância do papel dos agentes de trânsito na educação dos condutores; dicas de comportamentos seguros; e esclarecimento sobre a aplicação das multas de trânsito como meio de conscientização.

Apesar de ainda ser um projeto piloto, com a participação voluntária de agentes de trânsito, a SMTT/Maceió estuda a efetivação de um canal de contato para facilitar as solicitações dentro dos cursos de formação de condutores. “Por enquanto, contamos com os convites de instrutores com alguma aproximação por meio da amizade. Mas a ideia é expandir esta ação e torná-la mais constante”, afirma o agente de trânsito Moura.