Geral

Governador Renan Filho destaca trabalho desenvolvido na horta do sistema prisional

Por Agência Alagoas 16/09/2016 10h10
Governador Renan Filho destaca trabalho desenvolvido na horta do sistema prisional

O Governo de Alagoas não tem poupado esforços para melhorar a vida dos alagoanos. Umas das metas desta gestão é promover a reintegração social oportunizando trabalho digno. No sistema prisional, centenas de apenados estão escrevendo uma nova história de vida graças à política ressocializadora adotada pela Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

Nesta quinta-feira (15), o governador Renan Filho esteve no sistema prisional para acompanhar de perto os trabalhos desenvolvidos pelos reeducandos na horta do sistema prisional, uma área de 70 mil m². Somente no primeiro semestre, 27 toneladas de alimentos foram produzidos para o consumo de mais de seis mil internos recolhidos nas unidades prisionais.

Apesar dos bons resultados, o secretário da Ressocialização, tenente-coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, ressalta que a meta é ampliar a produção. “Firmamos uma sólida parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura para implantação da piscicultura que ajudará na irrigação para o cultivo das hortaliças, verduras e legumes, impulsionando a produção neste semestre”.

Após enaltecer o trabalho coordenado pelos servidores penitenciários e executado pelos internos, o governador Renan Filho traçou um planejamento com o secretário Marcos Sérgio para ampliar a área de cultivo da horta. “Vamos fortalecer essa iniciativa que transforma a vida dos internos. Além de retirá-los da ociosidade, o serviço contribui para profissionalização e sustento das suas famílias. Trata-se de uma iniciativa digna para reintegração social”.

A produção na horta cresce a cada ano. Em 2015, cerca de trinta toneladas de mantimentos agrícolas livres de agrotóxicos foram produzidos. Neste ano a produção já foi dobrada. A colheita e o cultivo significam uma terapia para os trinta apenados que trabalham entre segunda e sexta-feira na horta. Pelo serviço prestado eles têm direito a remição da pena e auxílio financeiro, além de gerar economia para o Estado e preservar o meio ambiente.