Geral
Escolas levam sustentabilidade para desfile da emancipação política
A sustentabilidade será o tema do desfile dos 199 anos de emancipação política de Alagoas nesta sexta-feira (16) às 8h, em Jaraguá. Na ocasião, as escolas levarão para a Rua Sá e Albuquerque projetos que destacam iniciativas em prol da preservação ambiental desenvolvidas pelos alunos no decorrer do ano.
Na Escola Adeilza Maria, na Chã da Jaqueira, não faltou criatividade. Os alunos, que vão compor o pelotão da 13ª Gerência Regional de Educação (Gere), apresentarão ao público projetos de reciclagem, brinquedos de papelão e jornal e hortas e jardins suspensos. Dentre eles, vestidos feitos de copo plástico, garrafas pet e sacos plásticos; mobiliário de garrafas pet, hortas e jardins suspensos.
“Nos últimos dois meses, cada turma e seus professores se dedicaram a um projeto que trabalhasse a questão da sustentabilidade. Tudo foi feito com muito esmero e eles aprenderam muito”, conta a diretora Cleide Pereira. “O melhor de tudo isso é que se trata de um projeto que terá continuidade após o desfile. Tudo o que eles aprenderam poderão compartilhar com suas famílias e as hortaliças plantadas na horta podem ser usadas na merenda”, complementa a também diretora Betânia Alves.
Projetos – Os projetos desenvolvidos pelos alunos impressionam pela beleza. É o caso do cisne de origami (arte japonesa de dobrar papel) produzido por alunos do 8º ano. “Ao todo, dez alunos se dedicaram à criação deste cisne, uma ação que levou duas semanas”, recorda o estudante José Robert Silva, que já é familiarizado com a arte nipônica.
Outro atrativo da apresentação da escola será o desfile de moda sustentável, com vestidos feitos de cd, copos plásticos, sacos plásticos e garrafas pet. Clarine Macário, 14 anos, não escondia o orgulho do seu vestido de garrafas pet. “O resultado me surpreendeu, fiquei muito feliz ”, diz a garota.