Geral

Educação de excelência chega ao Agreste com o Colégio Militar Tiradentes de Arapiraca

Por Agência Alagoas 17/09/2016 13h01
Educação de excelência chega ao Agreste com o Colégio Militar Tiradentes de Arapiraca

Com os melhores índices entre as escolas públicas estaduais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, em sua unidade da capital, as obras do Colégio Militar Tiradentes de Arapiraca, Unidade Agreste estão concluídas. O colégio fica no bairro do Bom Sucesso e dará prioridade a quem mora nas proximidades.

 

A estrutura conta com 12 salas de aula, quadra poliesportiva e terá capacidade para atender a 360 alunos por turno. Sendo 30 deles em cada sala de aula, para proporcionar o maior conforto e rendimento possível para o aluno e o professor.

 

Haverá um processo seletivo para os alunos que desejarem estudar no colégio. A prova deve testar os conhecimentos de Língua Portuguesa, Matemática e Redação. O edital que constará a quantidade de vagas e os detalhes deste processo está próximo de ser lançado.

Também constarão no edital a quantidade exata da porcentagem que beneficiará os alunos que moram nos bairros próximos ao colégio, como Planalto e Massaranduba.

 

A direção das unidades escolares avisa que filhos de militares não terão vantagem sobre os demais. Esse quesito só será levado em conta sobre critério de desempate. Quando dois alunos estivem com a mesma nota para uma vaga e um deles for filho de um militar.

 

Os benefícios da chegada do Colégio para comunidade em Arapiraca não ficam apenas no ensino de qualidade, o tenente-coronel Carlos José Azevedo, diretor-geral do Colégio, ressalta a melhora na pavimentação, no saneamento e a valorização da região.

 

A gerente da 5ª Gerência Regional de Educação (Gere), Wilany Felix, destaca a importância para o contexto social do local. “É um desafio para cultura local, é uma mudança brusca que vem para agregar o contexto social e econômico", afirmou Wilany Felix.

 

O regime disciplinar é diferenciado, visa a disciplina e a hierarquia. Cada aluno entra com dez pontos, dependendo de seu comportamento sua pontuação vai baixando, se chegar a cinco, o aluno vai para o conselho de ensino, onde vai ser julgada sua permanência no colégio. Inicialmente, a Unidade não contará com alunos do ensino médio, as vagas ofertadas serão para turma do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

 

Se ingressar o aluno diretamente no ensino médio, vai comprometer o resultado, que já é um processo de longo prazo. Nós iremos construir e doutrinar essas crianças para o ensino médio” explicou Coronel Azevedo.

 

Educação de excelência

 

A unidade da capital ficou entres as mais bem avaliadas entre todas as unidades da rede estadual de ensino de Alagoas, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Os dados foram divulgados em oito de setembro e o colégio já tinha conseguido esse feito em anos anteriores.

 

O corpo docente é misto entre militares e professores da Secretaria de Educação do Estado, nas duas unidades. Eles trabalham em conjunto para que os alunos convivam nas melhores condutas disciplinares possíveis.

 

Com 20 anos comemorados neste ano, o coronel Azevedo comenta com orgulho a qualidade dos alunos que saem das fileiras do Colégio Tiradentes.

 

"É incrível como os alunos se formaram em várias profissões diferentes depois que passaram por lá. Tem alunos nossos trabalhando fora do País", concluiu o diretor.