Geral
Base Comunitária e Casa da Cidadania reúnem mais de mil crianças no Conjunto Carminha
Mais de mil crianças do Conjunto Carminha, no Benedito Bentes, viveram um dia diferente nesta sexta-feira (14). A Secretaria de Estado da Prevenção Social (Seprev), Polícia Comunitária, Defensoria Pública, Associação dos Moradores e Missão Fé Viva se uniram em torno do projeto ‘Viver Sonhos’, ação idealizada pela Casa da Cidadania, para levar diversão e socialização durante todo o mês de outubro aos bairros beneficiados com bases comunitárias.
Segundo a assistente social e coordenadora da Casa da Cidadania da Seprev, Fátima Resúrgio, a ação integra diversas frentes com um único propósito: fazer um mês das crianças diferente, a partir de um trabalho iniciado desde julho.
“A Casa da Cidadania tem suas atividades baseadas em três eixos: educação e direitos, mediação de conflitos e articulação com a rede de projetos sociais. Desde que iniciamos os trabalhos aqui, no Carminha, em julho, percebemos que estamos plantando uma semente. As crianças estão mais calmas, educadas e disciplinadas. Hoje foi o primeiro evento de muitos que virão. Além das brincadeiras, todas as mil crianças inscritas irão lanchar e receber um brinde”, destacou a assistente social.
A casa recebe crianças de 5 a 12 anos, de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h, sob a orientação de profissionais das áreas de Psicologia, Assistência Social e Direito.
De acordo com o major Bonfim, do Núcleo de Polícia Comunitária da Polícia Militar, as seis bases comunitárias irão organizar ações em alusão ao Dia das Crianças. “No final de semana estaremos no bairro Vergel, contando com a ajuda dos alunos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), para organizar e disciplinar as crianças nas brincadeiras,” disse ele.
Para a moradora da comunidade Carminha e mãe de quatro crianças, Ana Carla Silva de Araújo, poder trazer seus filhos para o evento foi muito importante, uma vez que ela não poderia proporcionar um dia de laser, nem presentear com brinquedos.
“A ação da Base Comunitária e da Casa da Cidadania vem me ajudando muito com meus filhos. Depois da escola, eles não tinham para onde ir, mas, hoje, eles vão brincar, ter oficina de leitura e chegam em casa mais calmos. Como tenho quatro filhos, não tenho condições de comprar brinquedos. Depois dessa ação de hoje, sei que eles irão dormir felizes,” comemorou a moradora e mãe.