Geral
Apesar das pendengas, Alagoas foi o estado que mais reduziu a violência no país
Secretários convocam entrevista coletiva para falar sobre credibilidade das estatísticas policiais
Os secretários Lima Junior (Segurança Pública) e Enio Lins (Comunicação) concedem entrevista coletiva, às 9h desta quinta-feira 3, para “dirimir quaisquer dúvidas a respeito dos dados enviados ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que tem causado interpretações duvidosas”, diz nota da Agência Alagoas.
A coletiva foi convocada depois da publicação de dados preliminares do Anuário Brasileiro de Segurança Pública (os números definitivos serão divulgados também nesta quinta) e de publicação de um site nacional que questionou os números da Segurança Pública de Alagoas.
A redução de mortes violentas intencionais no estado teria sido de 17,7% e não 20,8%, como divulgado na semana passada. O erro de tabulação foi atribuído ao FBSP.
Os números preliminares do anuário apontam que teriam ocorrido 1.696 mortes em 2015, enquanto a SSP já havia divulgado que teriam sido 1.810 CVLIs (Crimes Violentos Letais Intencionais). Em 2014 foram 2.129 mortes. Seja qual for a base de comparação, Alagoas vai registrar a maior redução de mortes intencionais do país.
De quem foi o erro?
Os números estão no site da SSP desde o final de 2015 e início de 2016. O primeiro boletim mensal de estatística criminal de 2016 já aponta os dados de 2015 com 1.810 mortes. São dados públicos que podem ser acessados neste link http://seguranca.al.gov.br/estatisticas/6/ .
No próprio anuário, Alagoas aparece no Grupo 1, que segundo qualidade estimada dos dados registrados “tem maior qualidade das informações”.
A pendenga na imprensa foi criada depois que o governo do estado reproduziu os números do anuário, que apontam para uma redução de 20,8%. Um pequeno detalhe que não muda um fato importante: Alagoas deixou de ser o estado mais violento do país.
Para quem está vivo é sim motivo de comemoração. Resta torcer, claro, para que o estado continue avançando nesta área.