Geral
Hospital do Açúcar realiza ação no dia Mundial de Combate à Aids
O dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Combate à Aids, mas essa data também é dedicada à solidariedade, compreensão e compaixão as pessoas infectadas pelo HIV, que lutam diariamente contra a discriminação e preconceito.
E para conscientizar os profissionais de diversas áreas da instituição, o Hospital da Agroindústria do Açúcar e do Álcool de Alagoas, por meio do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) realizou nesta quinta-feira, (1), uma ação com o intuito de informar aos seus colaboradores como não contrair o vírus, quais os meios de tratamento e como lidar com pacientes e amigos soropositivo.
Foi exibido um vídeo intitulado “Tudo sobre a Aids” que apresenta os sintomas, diagnóstico, tratamento e transmissão, onde mostra as várias formas de contrair o vírus. Logo após a apresentação do vídeo a enfermeira do SCIH, Claugenis Kelly, falou sobre os preconceitos enfrentados pelos aidéticos e no final houve a distribuição de camisinhas.
De acordo com o infectologista, Renne Oliveira, é necessário que todos que têm uma vida sexual ativa, principalmente os jovens, estejam sempre fazendo o teste rápido do vírus HIV para que se possa evitar qualquer tipo de dúvida, já que os sintomas da doença demoram a aparecer.
“O meio mais comum e predominante na classe jovem de contrair o vírus é através da relação sexual sem a devida proteção. Infelizmente, mesmo com as diversas campanhas de combate à Aids, muitos ainda insistem em não se preservar”, disse o médico infectologista, Renne Oliveira.
“O dia mundial é extremamente importante como uma forma de relembrar que o vírus existe e que deve ser combatido e evitado, porém devemos estar sempre conscientizando as pessoas para a importância da prevenção”, finalizou.
Teste e tratamento
Em Maceió o teste e tratamento da Aids pode ser realizado em três locais, PAM Salgadinho, no bairro do Centro, Hospital Hélvio Auto no bairro do Trapiche da Barra e no Hospital Universitário (HU) na Cidade Universitária.