Geral
Alagoas conta com comitê técnico voltado para saúde da população LGBT
A população LGBT de Alagoas passará a contar com uma política estadual no âmbito da saúde, garantindo o princípio do SUS – equidade. E, isso será possível com a criação do Comitê Técnico Alagoano de Saúde da População LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais, formado por integrantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), outras secretarias estaduais e representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) ligadas a esse público. A portaria criando o comitê foi publicada no Diário Oficial de terça-feira (13).
“O Comitê Técnico Alagoano de Saúde da População LGBT, tem suas ações voltadas para promover a saúde integral desse público, contribuindo para eliminação da discriminação e do preconceito institucional, como também, para redução das desigualdades e consolidação do Sistema Único de Saúde”, afirma Robert Lincoln, assessor técnico do setor de Políticas Transversais da Sesau.
De acordo com Robert Lincoln, para a operacionalização da Política Estadual de Saúde LGBT, enquanto Secretaria de Estado da Saúde, será instituído até o primeiro quadrimestre do próximo ano, o Plano Operativo da Política de Saúde Integral LGBT, 2017/2018, que será encaminhado para aprovação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
”O plano visa apresentar estratégias para as gestões estadual, distrital e municipal do SUS no processo de enfretamento das iniquidades e desigualdades em saúde, com foco na população LGBT, para consolidar o SUS como sistema universal, integral e equitativo”, diz Lincoln.
Ainda conforme destacou Robert Lincoln, o desafio da promoção da equidade para comunidade LGBT, é compreendido a partir das vulnerabilidades a que estão sujeitos, necessitando de iniciativas políticas e institucionais que promovam à proteção dos direitos humanos e sociais.