Geral

SMTT orienta sobre cuidados durante festas de fim de ano

A preocupação do órgão é evitar que acidentes prejudiquem momentos de descontração

Por Secom - Prefeitura de Maceió 19/12/2016 11h11
SMTT orienta sobre cuidados durante festas de fim de ano

Diante da realização de celebrações e festejos de final de ano, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió orienta condutores e pedestres sobre os cuidados acerca da segurança no trânsito. A preocupação do órgão é evitar que acidentes prejudiquem momentos de descontração, tomando algumas medidas básicas.

A ingestão de bebida alcoólica antes ou durante o tráfego em vias utilizando veículos de qualquer porte, além de proibida por lei, é completamente desaconselhada para qualquer um que não queira arriscar a própria vida a de outras pessoas no trânsito. “É importante que seja posto em prática o hábito de, ao dirigir, passar a chave a quem não esteja sob o efeito de bebidas alcoólicas ou substâncias entorpecentes ou utilizar táxi e ônibus para se locomover”, recomenda o coordenador de Operações de Trânsito da SMTT, Wanderson Freitas.

Condutores que desejarem sair de casa durante as festas de Natal e Réveillon também deve estar atentos na hora de estacionar seus veículos para que, ao sair das confraternizações, não se deparem com blitz e tenham seus veículos guinchados. “Um dos grandes problemas para a mobilidade urbana no final de ano é o estacionamento irregular em portas de garagens, por exemplo. As pessoas devem buscar locais regulares para estacionar em qualquer época do ano”, lembra Freitas.

Quem decidir viajar de carro no final de ano deve estar atento ao transitar por rodovias e não exceder a velocidade permitida, além de respeitar a lei dos faróis ligados mesmo durante o dia para que os veículos se tornem mais visíveis, com o intuito de evitar colisões. “A manutenção do veículo é fundamental para impedir que uma falha mecânica interrompa a viagem ou coloque em risco a vida das pessoas”, orienta o coordenador.

Essa época do ano inspira mais cuidados também aos pedestres, que devem estar cautelosos, principalmente ao realizar a travessia de vias muito movimentadas à noite. “Há um grande apelo para que as pessoas não misturem direção e álcool, mas culturalmente isso ainda não foi totalmente mudado. Então os pedestres devem atravessar as ruas nos locais indicados para isso com muita prudência”, alerta Freitas.