Geral
Carnês serão distribuídos a partir de fevereiro com reajuste de 7,88%
Os carnês de IPTU 2017 serão distribuídos no final de fevereiro em Maceió e terão um reajuste de 7,88% no valor cobrado no ano que vem, conforme informações da Secretaria Municipal de Finanças (SMF). O desconto de 10% na cota única será mantido, com vencimento para o dia 31 de março. Quem escolher débito automático receberá mais 2% de abatimento.
"Os boletos de parcelamento vencem dia 30 de cada mês, podendo ser pagos em até 10 vezes", destacou Phillipe Félix, chefe de divisão da SMF.
O recurso advindo do IPTU é aplicado em investimentos na cidade, como reformas de escolas e equipamentos públicos, e obras de infraestrutura. Além de receber os boletos em casa, os contribuintes continuarão com a opção de imprimir os boletos on line no site da Prefeitura de Maceió (www.maceio.al.gov.br/smf).
Maceió possui 332.975 imóveis cadastrados no sistema municipal, sendo que desse total, 271.360 unidades são tributadas e o restante (61.615 unidades) está isento ou imune do pagamento do IPTU.
A cobrança do imposto é determinada pelo Artigo 156 da Constituição. Na classe dos isentos, de acordo com a Prefeitura, entram imóveis com padrão de construção popular, cuja área construída não excede 120 m², imóveis do Programa de Arrendamento Familiar (PAR) e prédios públicos.