Geral
Parque Municipal é destaque no programa Nordeste Mais
As belezas do Parque Municipal foram destaque no Programa Nordeste Mais, da Tv Jornal de Pernambuco
As belezas do Parque Municipal foram destaque no Programa Nordeste Mais, da Tv Jornal de Pernambuco, do sábado (17), em que foram exaltadas não somente a riqueza da flora e fauna da Unidade Conservação de Mata Atlântica da capital, mas também da cultura alagoana, sabores da gastronomia e a exuberância da orla e praias de Maceió. Confira o bloco do programa aqui.
Apesar de remanescente da Mata Atlântica, o Parque recebeu atenção da administração Rui Palmeira e foi reestruturado com investimento na sinalização para os visitantes, recuperação de trilhas, instalação de totem do bicentenário, mirante sustentável, estações de ginástica e mureta de proteção são alguns exemplos da revitalização do Parque. Prova disso foi o grande público, com cerca de 65 mil pessoas, que visitou o Parque em 2016 – aproximadamente 6 mil visitantes por mês
111
“É satisfação muito grande saber que o Parque Municipal pode ser divulgado para que as pessoas saibam que Maceió conta com um espaço mais verde, característico para passeios com a família, sem esquecer que cuidamos da Unidade e estamos avançando com o Plano de Manejo e Grupo Gestor do Parque”, disse o titular da Sempma, Antonio Moura.
Para a coordenadora do Parque, Karla Gama, foi uma oportunidade de mostrar como o Parque é surpreendente. “Muitas pessoas desconhecem que contamos com este incrível ambiente para relaxar e que é atrativo não somente para os turistas, mas principalmente para os maceioenses”, pontuou Gama,
Sobre o Parque
O Parque Municipal de Maceió foi inaugurado em 1978, e ocupa uma área superior a 80 hectares de Mata Atlântica preservada. Ao todo são cinco trilhas acessíveis ao público que dá em média 6 Km de caminhada no meio da vegetação. As trilhas: Cidadã, Aventura, da Paz, do Pau Brasil e a do Jacaré. Dos animais da reserva mais comuns para observação, o visitante pode conferir jacarés-de-papo-amarelo, frangos d’água, tatus bola, cágados de barbicha, preguiças, saguis, gaviões falcões, corujas, raposas, tamanduás, vários répteis e insetos.
O Parque conta com monitoramento de guardas municipais e fiscais ambientais que percorrem as trilhas a pé ou com auxílio de quadriciclos e têm contato direto com o Batalhão de Polícia Ambiental.
Ao entrar na Unidade de Conservação, o visitante é cadastrado pelo RG e CPF, além de recebe pulseira identificadora, e quando solicitado, há acompanhamento de guias ou guardas. Para visitas monitoradas ou em grupo é necessário um agendamento prévio pelo e-mail [email protected].