Geral

Parque Municipal é destaque no programa Nordeste Mais

As belezas do Parque Municipal foram destaque no Programa Nordeste Mais, da Tv Jornal de Pernambuco

Por Ascom - Sempma 24/12/2016 09h09
Parque Municipal é destaque no programa Nordeste Mais

As belezas do Parque Municipal foram destaque no Programa Nordeste Mais, da Tv Jornal de Pernambuco, do sábado (17), em que foram exaltadas não somente a riqueza da flora e fauna da Unidade Conservação de Mata Atlântica da capital, mas também da cultura alagoana, sabores da gastronomia e a exuberância da orla e praias de Maceió. Confira o bloco do programa aqui.

Apesar de remanescente da Mata Atlântica, o Parque recebeu atenção da administração Rui Palmeira e foi reestruturado com investimento na sinalização para os visitantes, recuperação de trilhas, instalação de totem do bicentenário, mirante sustentável, estações de ginástica e mureta de proteção são alguns exemplos da revitalização do Parque. Prova disso foi o grande público, com cerca de 65 mil pessoas, que visitou o Parque em 2016 – aproximadamente 6 mil visitantes por mês

111

“É satisfação muito grande saber que o Parque Municipal pode ser divulgado para que as pessoas saibam que Maceió conta com um espaço mais verde, característico para passeios com a família, sem esquecer que cuidamos da Unidade e estamos avançando com o Plano de Manejo e Grupo Gestor do Parque”, disse o titular da Sempma, Antonio Moura.

Para a coordenadora do Parque, Karla Gama, foi uma oportunidade de mostrar como o Parque é surpreendente. “Muitas pessoas desconhecem que contamos com este incrível ambiente para relaxar e que é atrativo não somente para os turistas, mas principalmente para os maceioenses”, pontuou Gama,

Sobre o Parque

O Parque Municipal de Maceió foi inaugurado em 1978, e ocupa uma área superior a 80 hectares de Mata Atlântica preservada. Ao todo são cinco trilhas acessíveis ao público que dá em média 6 Km de caminhada no meio da vegetação. As trilhas: Cidadã, Aventura, da Paz, do Pau Brasil e a do Jacaré. Dos animais da reserva mais comuns para observação, o visitante pode conferir jacarés-de-papo-amarelo, frangos d’água, tatus bola, cágados de barbicha, preguiças, saguis, gaviões falcões, corujas, raposas, tamanduás, vários répteis e insetos.

O Parque conta com monitoramento de guardas municipais e fiscais ambientais que percorrem as trilhas a pé ou com auxílio de quadriciclos e têm contato direto com o Batalhão de Polícia Ambiental.

Ao entrar na Unidade de Conservação, o visitante é cadastrado pelo RG e CPF, além de recebe pulseira identificadora, e quando solicitado, há acompanhamento de guias ou guardas. Para visitas monitoradas ou em grupo é necessário um agendamento prévio pelo e-mail [email protected].