Geral
Logomarca oficial do Bicentenário de Alagoas é escolhida durante solenidade
O Governo do Estado iniciou na terça-feira (27) as festividades do Bicentenário de Alagoas com a eleição da logomarca que vai representar o marco histórico das comemorações. A escolha da marca oficial foi feita através de votação democrática. Dos nove escolhidos pelos membros da comissão, apenas três logomarcas foram selecionadas para a disputa final no fórum representadas pela Agência Clorus, Almir Lira e do publicitário Rodrigo Ambrósio.
Entre as três concorrentes foi eleita pelo público a marca da Agência Clorus, com simbologia criada pelos publicitários Tiago e Yuri de Oliveira, cuja criação une a água, a vegetação e o calor do povo alagoano.
A solenidade ocorreu no salão principal do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), com a presença de autoridades, representantes do Governo, como o secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, e o secretário de Estado da Comunicação, Enio Lins, além de personalidades da cultura alagoana.
O secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, que representou o governador Renan Filho na solenidade, ressaltou a importância deste ato e do incentivo que o Governo está cedendo para manter vivas as tradições alagoanas.
“Este evento é de fundamental importância, pois o Governo de Alagoas está colocando em discussão a marca dos 200 anos de Emancipação Política do Estado. Este é um ato democrático e histórico, que vem para manter acessa a cultura e tradições de Alagoas, prioridade esta, da gestão do governo Renan Filho”, afirmou Farias.
Segundo o secretário de Comunicação do Estado e membro da comissão do Bicentenário, Enio Lins, a seleção foi realizada de forma democrática, assim como a escolha dos finalistas. Aproveitando a ocasião, o secretário adiantou como serão feitos os próximos passos do processo para as festividades do Bicentenário.
"A primeira decisão que foi tomada hoje é a escolha da logomarca de Alagoas, que vai marcar a comemoração dos 200 anos e, assim, rodar todo Estado, representando este marco. Foi feita uma pré-seleção pela comissão executiva do Bicentenário. O segundo ponto da pauta que iremos abordar será o que chamamos de 'Espinha dorsal' da programação dos 200 anos. Esta irá estimular uma série de outros eventos dentro da programação", explicou Lins.
A vencedora
A Agência Clorus apresentou a ideia de unir o verde da vegetação alagoana, com o azul dos mares e lagoas e o amarelo alaranjado do abraço caloroso do povo alagoano, assim como as ondulações das serras alagoanas para compor a logomarca. A Clorus ganhou com 57 votos, contra 53 votos para a marca de Almir Lira e 22 de Rodrigo Ambrósio.